quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GOOGLE - A palavra agora é Mobilidade

Google anuncia sua prioridade para 2011 - dar mobilidade aos aplicativos Google - informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Em artigo publicado pela Harvard Business Review, intitulado “A preparação para a grande revolução móvel”, o CEO da companhia, Eric Schmidt afirma que toda a estratégia em 2011 será voltada à mobilidade.

Uma das diversas áreas de investimento e grandes avanços da empresa é a de conexões em alta velocidade, a LTE (Long Time Evolution). A maioria dos aplicativos para celulares serão desenvolvidos utilizando esta tecnologia.

Mobilidade: Tendência mundial?
Cada dia mais as pessoas estão sem tempo de se "plugarem" na internet por meio de computadores, notebooks ou até mesmo dos pequenos e portáteis netbooks.
Imagino que em alguns anos isso será coisa do passado com a explosão de aplicativos móveis onde você acessa o que quer de onde quiser, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, sem precisar ficar sentado em frente a um computador. Algumas coisas já são realidade através do celular e posso citar o recebimento e envio de e-mails, o GPS nos Smartphones, acesso à contas bancárias, entre muitas outras.
Até onde a tecnologia pode chegar? Teletransporte?

O que isso pode gerar de negativo na sociedade? Comodismo?

Adaptando a realidade ao desenvolvimento estratégico da empresa. Isto é Google e é o que toda empresa deveria fazer.

Definindo Tendências. Isto também é Google e é o que toda empresa deveria fazer.

Definir Tendências não é copiar, mas sim identificar, transformar e aplicar.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SAB MILLER no Brasil - Estratégias bem alinhadas para 2011

A anglo-africana Sab Miller, segunda maior cervejaria do mundo, está de olho no Brasil, e não é de hoje.

Como parte de uma estratégia bem traçada, no ano passado (2010) a empresa fechou a compra da Cervejaria Isenbeck na Argentina, focando sua expansão de mercado na América Latina.

Inicialmente, a Sab Miller pretende fornecer a cerveja argentina para o Sul do Brasil, Paraguay e Uruguay.

A fábrica fica localizada próxima a Buenos Aires e tem capacidade de produção de 1,2 milhões de hectolitros por ano.

Desde o ano passado a empresa vem conversando com as brasileiras Petrópolis e Schincariol, mas no caso da Petrópolis a negociação não terminou como se esperava; e quanto a Schincariol, a negociação nem decolou, pois a família não quer perder o poder dentro da empresa.

Após intensas negociações e nenhum acordo, surge o “plano B” da Sab Miller para 2011.
Fazer parceria com uma importadora de bebidas brasileira para inserir marcas e manter a participação de mercado no Brasil, antes de fazer uma grande aquisição no país.

Com a compra da FEMSA pela Heineken, Budweiser chegando pela porta da frente, Sab Miller criando estratégias para entrar de vez no Brasil, Petrópolis aumentando sua participação de mercado com Crystal e Itaipava, Schincariol tentando alavancar maior participação após grande perda de mercado em 2009 e 2010; acho que 2011 será um ano de bastante trabalho para os executivos do mercado cervejeiro no Brasil, tendo em vista a grande variedade de marcas disponíveis aos consumidores.


SAB MILLER, seja bem-vinda ao mercado brasileiro!

A concorrência estimula a criatividade, além de diminui o preço dos produtos ao consumidor final.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vamos aprender com os peixes?!

Hoje de manhã recebi um e-mail de uma pessoa bem próxima, e achei extremamente interessante trazer isto para o mundo dos negócios.

A Carpa Aprende a Crescer
Paulo Coelho

A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.

Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual, e intelectual.

Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.

PS: As pessoas se prendem em seus "tanques", e não buscam o "oceano" por medo de enfrentar os "Tubarões"!

Assim eu penso:
"Fazemos o que fazemos porque é o que realmente queremos, ou fazemos por acomodação, falta de motivação e medo de enfrentar o oceano e ser mordido pelos "tubarões"?!".

Ontem recebi a edição 151 da revista Você S/A, e na entrevista com um presidente de empresa, ele diz em curtas palavras "Quem pensa muito tem medo".

Analisando tudo isso agora, tanto o texto quanto a entrevista de um alto executivo, e as experiências que já tive, eu tiro a seguinte conclusão:
Quem pensa muito tem medo. E se você fica em seu aquário pensando como seria o mundo lá fora, você terá medo e jamais sairá do seu aquário.

Reflita e pense em suas atitudes. Pense não só no óbvio, mas também ao seu redor, não seja míope. Pense na sua empresa, como ela atua no mercado e se ela vive presa em seu aquário natural.

Recordando: Este tema também é explícito em "A Estratégia do Oceano Azul", famoso livro aplicável para os gestores de negócios.

Seja uma carpa japonesa, mas não se prenda por detalhes.

Um grande abraço!

ARTHUR SANTOS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Wal-Mart é Preço Baixo Todo Dia - Nova estratégia para ganhar o mercado brasileiro



Fugindo das tradicionais promoções de dias de semana, o Wal-Mart tenta reproduzir no Brasil a já consagrada estratégia realizada no México, onde possui sua maior participação de mercado fora dos EUA.

A partir de hoje, o Wal-Mart não atua mais com saldões em sua rede de supercenters, e lança a estratégia de ter o melhor preço, em todos os produtos, durante todos os dias da semana.

O recado da nova estratégia na TV brasileira fica por conta de Marília Gabriela, jornalista e atriz.

A garantia dos preços baixos é devida a uma renegociação com os fornecedores, onde o Wal-Mart aumenta as verbas promocionais conseguindo maiores descontos.

Estes descontos, ao invés de serem considerados como lucro pela rede, serão agora revertidos em desconto aos clientes.

Boa estratégia lançada pela rede após a massificação das promoções semanais.

Quarta é dia de Feira! Quinta é o dia da Carne! Esta estratégia não "roda" mais no Wal-Mart Brasil.

Agora no Wal-Mart é dia todo dia.

Vamos esperar agora a reação dos concorrentes, que provavelmente devem captar a mensagem, baixar seus preços, e acabar copiando a estratégia para tentar pausar o crescimento da rede e tentar ganhar uma maior fatia deste mercado.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Be There" - Diageo reforça a marca Smirnoff em 2010



A Diageo fecha 2010 com o maior investimento em produção e comunicação de marca dos últimos tempos. A companhia não afirma valores, mas a verba destinada para sua marca Smirnoff em 2010 supera em 35% os investimentos realizados no ano passado.

Segundo alguns dados Nielsen, a Diageo faturou em 2009 R$ 1 bilhão e com um crescimento médio de 14% em volume nos últimos anos. O faturamento esperado em 2010, somente com a marca Smirnoff fica em R$ 560 milhões.

Hoje, somente a vodka no Brasil abraça 50,8% do mercado, sendo responsável por 30% do volume consumido em todo o país.

A Diageo iniciou no ano passado uma nova plataforma de comunicação - a "Be There", e em outubro deste ano iniciou a maior ação já realizada pela companhia, e que só no Brasil, consumiu 90% da verba de marketing.

A estratégia foi utilizar o Facebook para a "galera" dar sugestões sobre a vida noturna na sua cidade, estado ou país. Após isto, será feito o sorteio de uma festa à moda do lugar onde mora a pessoa que vencer a promoção.

Apesar de incluir todas as tradicionais mídias na divulgação dessa iniciativa, TV, rádio, jornal e revista , a marca tem o meio digital como principal ferramenta para atingir seu público-alvo.

Agora, quais serão as estratégias da Skyy Vodka e Absolut para barrar a popularização e crescimento da marca Smirnoff? E as demais marcas?

Abraços,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Futuro da Schincariol


Alguém se lembra de alguns artigos que escrevi aqui no blog sobre a Schincariol há quase 2 anos, em Janeiro de 2009?

Recapitulando: "A estratégia de R&S da empresa está falida! Vocês estão exigindo um perfil de profissional não condizente para as vagas; e mais, boatos de que hoje ocorrem "vendas" de vagas para parentes e amigos mais próximos nos DP's. Isso não é profissionalização da empresa. Profissionais de RH sem a mínima capacidade de fazer uma entrevista, quanto mais uma seleção! O RH está escolhendo por curso superior completo e não por competência, motivação e capacidade do profissional. Entre outros."

Até e-mail ao Adriano Schincariol, Gilberto Schincariol, Fernando Terni (Ex-Presidente), Marcel Sacco (Ex-Diretor de Marketing) eu havia enviado, mas não deram "bola" ao que eu tinha a dizer. Aliás, apenas o Marcel Sacco me respondeu o e-mail, dizendo que já estava tomando providências para corrigir as falhas, que agradecia minhas informações e concluiu dizendo que a Schincariol precisava de gente nova, mente aberta, com atitudes como as minhas, e que ficaria honrado se um dia eu eu viesse a fazer parte do Grupo.

Bom Marcel, falta de tentar não foi!
Eu era fascinado pela Schincariol e queria trabalhar na empresa a qualquer custo! Idolatrava a Schincariol como se fosse a melhor empresa do segmento de bebidas para se trabalhar e construir carreira.

Foram apenas 13 processos de seleção em 2008, e 2 processos no ano de 2009 (risos) em diversas regiões do Brasil e para vários cargos; e até hoje, 10 de dezembro de 2010, nem resposta do DHO eu recebi.

Desde 2008 vários cortes de pessoal foram feitos da presidência até a equipe de vendedores. Reestruturação? Não. Corte de custos, frente a crise mundial de 2008 e o péssimo desempenho da Schincariol nas vendas, diminuindo significamente a sua participação de mercado.

A Schincariol fecha 2010 com um saldo extremamente negativo, perdendo mercado para sua principal concorrente, a Petrópolis.

Dos antes 13,2% de participação em 2008, chega-se hoje aos 9,8%, participação mais baixa desde que José Nelson Schincariol deixou seu patrimônio aos herdeiros.
O santuário de lucro da empresa continua no nordeste, onde conta com mais de 30% de participação de mercado.

A estratégia de usar a Paris Hilton como "garota propaganda" da Devassa, gastando milhares de reais não deu certo. A participação da marca deverá ficar em 0,2%, dos esperados 1,5% de participação no mercado nacional.

Até equipe de vendas especiais para a marca Devassa foi criada, contratando 150 vendedores dedicados para dar atenção especial à marca; mas a estratégia não deu certo.
Erro de estratégia?
Pois a idéia é esta: Produto especial e com características de comercialização diferentes?
Equipes diferentes.

Ou será novamente o erro do R&S, famoso DHO (Departamento Humano Organizacional) dentro da Schincariol, contratando gente errada para a vaga errada?

Ao Adriano, como Presidente, acho que cabe avaliar mais de perto se os problemas estão realmente na frente de vendas, ou se os problemas estão no DHO, antes de ir demitindo toda a equipe de vendas e extinguindo cargos importantes na área.

Desde 2008 este foi o ponto chave de insucesso da Schincariol.
O DHO. "Nome até que bonito!"

Agora, o que esperar para 2011???

A AMBEV está vindo em 2011 com a Budweiser para o Brasil, a Heineken investindo pesado após ter adquirido a FEMSA, e a Petrópolis aumentando seu mercado cada dia mais, e com as mesmas marcas.
Podemos esperar uma Schincariol que irá continuar decaindo e perdendo mercado, ou mudanças radicais que alavanquem o motivacional e as vendas da empresa, sem precisar investir milhões em "princesas de porcelana" esperando resultados?

Confira mais informações sobre a Schincariol em matéria publicada na Revista Exame - Editora Abril, disponível nas bancas em 15/12/2010, e que já chegou para os assinantes.
Abraços,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Agora é a vez da invasão dos Bancos no Alemão



Após passar por uma "limpeza" feita pelas polícias e forças armadas nas últimas semanas, a comunidade do Alemão já começa a virar foco de investimento de empresas, Bancos públicos e privados.

Há cerca de seis meses o Banco Santander já possui uma agência no Morro do Alemão no Rio de Janeiro, que acaba de ser cogitado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a abertura de suas próximas agências, já no primeiro semestre de 2011.

O Santander conseguiu entrar na comunidade devido a um entrosamento com a associação de moradores, o desenvolvimento de atividades culturais e patrocínio da ONG AfroReggae.

O foco dos bancos ao instalarem suas agências no Alemão está em atingir a grande densidade populacional oferecendo poupança, micro-crédito e crédito pessoal para pessoas de baixa renda, que apesar de não terem uma condição de vida das melhores, poderão contar com serviços dos mais variados tipos.

Com o Santander por exemplo, a agência da comunidade possui a mesma qualidade de instalações feita em bairros nobres da cidade. Ou seja, não há discriminação ou preconceito pela agência estar situada em uma favela. E sim, respeito pelos seus moradores, adequando o Banco a necessidade de seus clientes.

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS