quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SAB MILLER no Brasil - Estratégias bem alinhadas para 2011

A anglo-africana Sab Miller, segunda maior cervejaria do mundo, está de olho no Brasil, e não é de hoje.

Como parte de uma estratégia bem traçada, no ano passado (2010) a empresa fechou a compra da Cervejaria Isenbeck na Argentina, focando sua expansão de mercado na América Latina.

Inicialmente, a Sab Miller pretende fornecer a cerveja argentina para o Sul do Brasil, Paraguay e Uruguay.

A fábrica fica localizada próxima a Buenos Aires e tem capacidade de produção de 1,2 milhões de hectolitros por ano.

Desde o ano passado a empresa vem conversando com as brasileiras Petrópolis e Schincariol, mas no caso da Petrópolis a negociação não terminou como se esperava; e quanto a Schincariol, a negociação nem decolou, pois a família não quer perder o poder dentro da empresa.

Após intensas negociações e nenhum acordo, surge o “plano B” da Sab Miller para 2011.
Fazer parceria com uma importadora de bebidas brasileira para inserir marcas e manter a participação de mercado no Brasil, antes de fazer uma grande aquisição no país.

Com a compra da FEMSA pela Heineken, Budweiser chegando pela porta da frente, Sab Miller criando estratégias para entrar de vez no Brasil, Petrópolis aumentando sua participação de mercado com Crystal e Itaipava, Schincariol tentando alavancar maior participação após grande perda de mercado em 2009 e 2010; acho que 2011 será um ano de bastante trabalho para os executivos do mercado cervejeiro no Brasil, tendo em vista a grande variedade de marcas disponíveis aos consumidores.


SAB MILLER, seja bem-vinda ao mercado brasileiro!

A concorrência estimula a criatividade, além de diminui o preço dos produtos ao consumidor final.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

8 comentários:

Dayane M. Nunes disse...

Recebo suas atualizações pelo Linkedin mas ainda não havia tido oportunidade para deixar um comentário em seu blog. Trabalho no setor de RH em uma empresa de bebidas e desde a última mensagem que recebi sobre o artigo da carpa, decidi seguir seu blog e ler os textos anteriores. Seu perfil é bastante ligado ao mercado de bebidas em geral. Entende do assunto, gera curiosidade, sabe discernir e explicar estratégias, é atualizado no assunto, sempre buscando novas informações e tendências do mercado. Parabéns, você me parece ser um excelente profissional! Até o próximo artigo... Dayane

Anônimo disse...

Curiosidade: Você sabe tanto sobre o mercado de bebidas, produz diversos artigos a respeito, possui informações fresquinhas que o mercado ainda não tem conhecimento e realmente acontecem posteriormente...quais suas fontes? e por quê trabalha atualmente no setor de serviços?

Rui Donatto disse...

Estive em Buenos Aires no início desse mês e constatei realmente as mudanças no mercado de cervejas do país. A Isenbeck parece ter ficado mais forte no mecado, assustando as rivais e principais concorrentes. No Brasil creio que que não seja diferente, uma vez que as estratégias da SAB MILLER parecem estar muito claras e bem definidas. Saudações Arthur e parabéns pelo Blog!

Mattew / Molson Coors Canada disse...

I enjoyed your Blog and also the comments.
If you lived here in Canada, sure would already be hired.
The shortage of professionals in marketing in the beverage industry here is very great.
Wish you good!
I will spend my contacts by email.
Best. Mattew

Lucas Girardi Mello disse...

Excelente!!!

Adoro MGD ainda mais agora sabendo que estará permanentemente no Brasil!

Valeu SABMILLERS!

Ivan Lourenço disse...

Muito bom Artur!
Trabalho no mercado cervejeiro há mais de 8 anos, e essas mudanças no mercado são que nos estimulam a continuar.

Se me permite eu gostaria de responder à postagem "anônima" acima. Meu caro ou minha cara, o mercado de bebidas, goods, foods, to consumer ou seja lá como for chamado em qualquer parte do globo, não é para quem quer - é para quem gosta! E pelo que pude perceber o Artur é bastante ligado nisso, em aprender e a identificar tendências no mercado em que gosta ou "curte" na linguagem mais jovial.

Quanto a trabalhar no setor de serviços nem sempre é uma escolha da pessoa, mas sim da ocasião e da oportunidade. Como foi citado em artigos anteriores e como é visto atualmente, a Schincariol mesmo é carente de talentos.
A AMBEV é carente de talentos.
A Petrópolis é carente de talentos.
A Krill é carente de talentos. Talento não se acha em seleção...se DESCOBRE!
E com ceteza o Artur é uma descoberta e tanto.

Se na cervejaria onde e trabalho a seleção não fosse burocratizada, no dia 7 de fevereiro o Artur já estaria trabalhando no ramo por minha indicação.
Att.
Ivan L. - Gerente Regional de Vendas

Adriane Lima disse...

Concordo com o comentário do Ivan. Tudo depende de oportunidade e não de querer. Trabalhar com bebidas e alimentos no varejo tem que gostar do que faz.
Adriane

Roberto Macedo disse...

Seu blog é bastante interessante. Estava buscando informações sobre o mercado de bebidas e aqui pude encontrar referências.