quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vamos aprender com os peixes?!

Hoje de manhã recebi um e-mail de uma pessoa bem próxima, e achei extremamente interessante trazer isto para o mundo dos negócios.

A Carpa Aprende a Crescer
Paulo Coelho

A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.

Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual, e intelectual.

Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.

PS: As pessoas se prendem em seus "tanques", e não buscam o "oceano" por medo de enfrentar os "Tubarões"!

Assim eu penso:
"Fazemos o que fazemos porque é o que realmente queremos, ou fazemos por acomodação, falta de motivação e medo de enfrentar o oceano e ser mordido pelos "tubarões"?!".

Ontem recebi a edição 151 da revista Você S/A, e na entrevista com um presidente de empresa, ele diz em curtas palavras "Quem pensa muito tem medo".

Analisando tudo isso agora, tanto o texto quanto a entrevista de um alto executivo, e as experiências que já tive, eu tiro a seguinte conclusão:
Quem pensa muito tem medo. E se você fica em seu aquário pensando como seria o mundo lá fora, você terá medo e jamais sairá do seu aquário.

Reflita e pense em suas atitudes. Pense não só no óbvio, mas também ao seu redor, não seja míope. Pense na sua empresa, como ela atua no mercado e se ela vive presa em seu aquário natural.

Recordando: Este tema também é explícito em "A Estratégia do Oceano Azul", famoso livro aplicável para os gestores de negócios.

Seja uma carpa japonesa, mas não se prenda por detalhes.

Um grande abraço!

ARTHUR SANTOS

4 comentários:

C.Sitelli disse...

Muitos não buscam oceanos para mostrar sua grandeza, pois tem medo de encontrar tubarões, limitam-se a exercer a sabedoria, se acomodando em um tanque de vaidades e egos.
O tanque que temos dentro de nós, faz com que nos tornemos prisioneiros dos próprios sentimentos, projetamos todas nossas frustrações, medos e inseguranças nesses tubarões!
Para crescermos é necessario sair do tanque,buscar novos conhecimentos,novos desafios,trabalhar nossos medos, PODER SE EXPANDIR,enfrentar os tubarões do dia a dia.

carlosaaneves disse...

Gostei da sua analogia, Arthur !

Nick Bellermann - F&B Market Consultant disse...

Arthur, congratulations on your blog! I'm American and I found your site through Google looking for information on the brazilian beer market. Actually you have a profile quite critical, analytical and determined, which is good for organizations seeking differentiated young to work in their new conquests. I read almost all your articles and I liked the site. Definitely come back more often to accompany his words.
Good luck and much success in your career! Nick

Mariana B. disse...

Oi Arthur! Adorei seu blog e principalmente essa postagem que diz muito sobre a motivação pessoal para se conseguir o que quer. Muita gente precisa acordar e ver que a vida não é aquele mundinho e que muito mais nos espera fora do nosso "aquário". Mari