A Cervejaria Petrópolis (fabricante das marcas: Itaipava, Crystal, Petra, Lokal e Black Princess) fechou 2008 com extrema participação de mercado, deixando para trás de vez, a poderosa Femsa, dona da Kaiser.
A Cervejaria fecha o ano de 2008 com saldo positivo e uma participação de mercado em torno de 9,6%, e que não pára de crescer.
Em números:
AMBEV: em torno de 67,5% (recuperou)
SCHINCARIOL: em torno de 12% (estagnados há dois anos)
PETRÓPOLIS: em torno de 9,6% (subindo)
KAISER: em torno de 7,7% (caindo)
- Fonte: AC Nielsen
A meta da Cervejaria Petrópolis para este ano, é terminar o mês de dezembro encostada na Schincariol, que é a 2º cervejaria no Brasil em termos de participação de mercado.
A empresa pretende investir milhões de reais neste ano, principalmente na região do nordeste brasileiro, onde a Schincariol é líder de mercado.
Analisando, o avanço da Petrópolis está relacionado ao grande sucesso de suas táticas e estratégias de marketing.
A empresa iniciou com a cerveja Crystal, a primeira cerveja seladinha do Brasil.
Foi um sucesso e um fator de polêmica no mercado cervejeiro, principalmente para a AMBEV, que é líder de mercado.
O lacre de proteção das latas gerou reação imediata da líder de mercado, contestando a eficiência do uso desse tipo de lacre.
A marca Itaipava cresceu estimulando o boato de que seria fabricada com a pura e genuína água da cidade de Petrópolis, na serra fluminense. Mas na verdade, a maioria de suas garrafas são envasadas na fábrica localizada na cidade de Boituva, no interior de São Paulo.
Com quatro fábricas espalhadas estratégicamente pelo Brasil e mais de 140 distribuidores, a Cervejaria Petrópolis aumentou satisfatóriamente sua capacidade de produção e também reduziu seus custos em logística, fazendo com que os preços dos seus produtos não se alterassem consideravelmente.
Unindo táticas e estratégias nas áreas de marketing, logística, vendas e recursos humanos, a Petrópolis pretende encostar na Schincariol em 2009, alcançando seu objetivo estratégico e chegando ao 2º lugar no mercado cervejeiro do Brasil.
Na área de marketing a empresa aposta em inovações e propostas de valor aos consumidores, mantendo a qualidade dos produtos e investindo constantemente em campanhas publicitárias criativas.
No setor de logística, suas quatro fábricas espalhadas estratégicamente pelo país diminuem os custos de transporte da indústria até o distribuidor, fazendo com que o preço final para o consumidor possa ser mantido, elevando o faturamento real da empresa.
Em vendas, a Petrópolis aposta forte junto ao RH das distribuidoras para o recrutamento, a seleção e a contratação de profissionais competentes na "frente de combate". Profissionais com garra, e que queiram levar a empresa ao número 2 no ranking de cervejarias no Brasil.
Investem em treinamentos, qualificação, infra-estrutura para trabalho, apostando fielmente em seus colaboradores.
Sem contar na estratégia de R&S adotada pela Cia, que consiste em atrair e reter profissionais engajados, determinados e motivados para o trabalho.
Walter Faria, dono da Cervejaria Petrópolis, concentra sua ação no ponto de venda. Às vezes ele dá uma "incerta" em bares da periferia ou de cidades do interior, "in-loco", para medir a aceitação do produto.
E não raro, essas visitas acabam com ele pagando uma rodada para todos os clientes do bar.*
Agora, vamos aguardar e ver os próximos capítulos sobre o avanço da Cervejaria Petrópolis, se irá conseguir ou não se aproximar da Schincariol, e finalmente, alcançar seus objetivos para o ano de 2009.
Um grande abraço,
Arthur Santos
* Fonte: IstoÉ Dinheiro
4 comentários:
Arthur, você é bastante simples e objetivo.
Trabalho no setor de bebidas há mais de 5 anos, e realmente vejo a cervejaria Petrópolis como principal rival da Schincariol.
Ela iniciou suas atividades com uma exposição quase tímida e rapidamente conseguiu conquistar seu espaço no mercado. Ultrapassou a Kaiser, uma das maiores cervejarias do Brasil, liderada pelos executivos da Femsa.
O próximo alvo sem dúvida é a Schincariol.
Você tem dúvidas de que a Petrópolis irá conseguir ultrapassar a participação de mercado da Schincariol em 2009?
Não se preocupe em ficar pensando nisso, pois a Petrópolis já vem preparando-se para esta "guerra" há anos.
Vamos assistir de camarote e ver qual o competidor mais forte.
A Cervejaria Petrópolis vêm com bons investimentos, bons produtos, marcas fortes, e o mais importante: determinação, garra, atitude e profissionais engajados.
A Schincariol vêm acumulando uma série de equívocos, desde o recrutamento de profissionais até mesmo o gerenciamento da marca Nova Schin, que carrega consigo até hoje, resquícios da antiga Cerveja Schincariol.
Parabéns pelo seu Blog.
Voltarei...
Lúcio Melo
Acabei de comentar no seu artigo sobre o Grupo Schincariol, e interessante, é que um artigo entra em sintonia com o outro.
A Cervejaria Petrópolis está em pleno crescimento, e a Schincariol continua à deriva.
Analisemos:
Em 2 anos, ou seja, no biênio 2006/2008, a Cervejaria Petrópolis subiu de 7,7% para 9,6%. Facilitando, cresceu 1,9%.
E sua meta para 2009 é de encostar na Schincariol, para isto, estão sendo feitos investimentos em pessoal, infra estrutura e capacidade de produção.
Estimando e chutando alto, creio que a Cervejaria Petrópolis deva crescer 3% neste ano, elevando para 12,6% de mercado.
Como você disse, "Vamos aguardar e ver os próximos capítulos sobre o avanço da Cervejaria Petrópolis"
Abraço, Vinhas.
A queda da cervejaria schincariol se dá mais por erros internos do que qualquer outro quesitos. Tem em seu corporativo dirigentes que jamais usa a política TBC(tira a buda da cadeira) como faz o presidiente da cervejaria petropolis fazendo visita in loco.
Mercado de cerveja tem que haver agressividade semelhante a do RICARDO ELETRO caso contrário ficará estagnada como se encontra a nova schin.
Caros amigos da Itaipava!
Temos aqui na cidade de Santos SP. Brasil: Um espaço em uma "avicola", onde nos reunimos todos os sãbados para saborear umas cevejas Itaipava e ouvir um Sarau( musicas antigas, choros, boleros e modinhas dos anos 30).
Nosso pessoal da melhor idade com a media de idade de 70 anos.
Em media uma plateia e musicos nos sabados,em torno de 80 pessoas.
Estamos precisando para melhor alojar nossos visitantes amigos de umas 5 mesas e 20 cadeiras de madeira com marca Itaipava!!!
Nosso endereço aqui em santos SP:
Seresta na Avicola-
Av. Senador Pinheiro Machado,628 Fone 13:3251-4188 / 3225-8027
Segue alguns videos dos nossos encontros " alguns com cobertura da TV atribuna de Santos ( globo local)
http://chorinhojazzbrasileiro.blogspot.com/
No aguardo de um retorno...
Saudações
Alexandre Badú
Santos SP. Fone 13:3225-1714
E-mail: alexandrebadu@hotmail.com
Postar um comentário