segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tendências do varejo americano para 2010

O momento e o futuro próximo do varejo é e será um período de incertezas, de ansiedades e de inseguranças. Se para você a década de 90 foi de mudanças muito rápidas, bem-vindo ao novo milênio.

O varejo em 2010 terá novas regras, novos papéis e novos relacionamentos.

- Será um mercado comprador, onde os consumidores serão proativos, mais seguros e pragmáticos.
- O ambiente incerto dos negócios, dificultará o planejamento.
- Economias se enfraquecendo e outras crescendo trarão um novo perfil para o crescimento.
- O consumidor não é um só, mas vários em um, dependendo do momento.
- A tecnologia será ainda mais essencial para acompanhar e medir as mudanças e a busca da eficiência.

Como essas forças atuarão nos próximos anos?

Como será 2010 para varejistas e fornecedores?

Quem serão os vencedores?

Conheça as tendências mais importantes do varejo americano que estarão acontecendo no fim da década.

“One size fits all” não mais
A diversificação demográfica e os conceitos de mind share e pocket share resultarão em grande segmentação do mercado e em diversas estratégias para os diferentes formatos de varejo.

Wal-Mart continuará sorrindo
Além de suas operações tradicionais, a rede será bem sucedida, através de novas estratégias e de inovação. Trarão mudanças incrementais que resultarão em vendas adicionais bem como novos negócios que se chocarão com os tradicionais.

Supercenters crescerão
Até 2010 a expectativa é de triplicar suas vendas, com novas lojas e novos serviços como; financeiros, de telecomunicações e de turismo.

Quem sobreviverá aos Supercenters
-À medida que os Supercentes crescem as Discount Department Stores perdem espaço e deverão ser as grandes perdedoras desta década.
- Os Supermercados continuarão a crescer ao agruparem mais “não alimentos”, atrações diferenciais e uma vasta opção de “soluções de refeição”, se tornando também um pouco loja de conveniência.
Muitos derivarão para lojas especializadas em produtos étnicos, naturais, gourmet e saudáveis.
- As drogarias estão sendo atacadas pelos Supermercados, Supercenters e pelo delivery.

Reinvente-se
Antes de fazer uma reforma, desenvolva um novo conceito de loja.

Lojas de Departamento em baixa
Elas estão tentando dar uma nova e excitante experiência de compra aos seus clientes, bem como “valor”. No entanto continuarão a perder Market Share. (No Brasil já não existem).

Shopping Centers em mutação
Como as Lojas de Departamento, que são âncoras dos Shoppings, estão com problemas, os Shoppings também terão problemas conseqüentes de um tráfego menor.Os “Malls” do futuro deverão ter um claro posicionamento de mercado. Os melhores posicionamentos serão “valor”, entretenimento, “upscale” ou direcionamento para estilos de vida.

Experiências vencedoras
Serão aquelas onde se procurará vender “sonhos” além dos produtos.

E-commerce
Os números falam por si. As vendas de 54 bilhões de dólares em 2003 chegarão, em 2010, a 230 bilhões.

Compradores mais espertos
Comprarão mais através da Internet, quiosques, ou de qualquer outra tecnologia, que lhes der mais controle sobre o processo de compra.

Varejistas fortes em compras
Na próxima década os varejistas serão melhores compradores e procurarão controlar as fontes de abastecimento. Os grandes com forte presença no mercado olharão com bons olhos outras alternativas de fornecimento, além das tradicionais.

Varejistas serão gestores de marcas
Para se diferenciarem, darão mais importância às marcas próprias. Além de venderem mais a sua marca principal e seu nome.

Fornecedores agindo como Varejistas
Como os Varejistas vão agir mais como fornecedores, eles esperam que seus fornecedores atuem mais na área do Varejo. Esperam deles que também sejam Consultores de Gestão de Categoria e controlem os estoques, mesmo o da área de vendas do Varejo.

Consumidores estarão no controle
Não mais serão passivos recebedores, mas ativos informadores sobre o que querem. Neste novo ambiente estarão a procura de muito mais informações sobre produtos e recomendações de uso.

Espero ter fornecido uma boa visão das tendências do "Novo Varejo" em 2010.

Um grande abraço,

Arthur Santos

(*) Fonte: Ascar

2 comentários:

Anônimo disse...

O mundo está se re-inventando muito rápido, e o varejo precisa se preparar para isto.
Em um artigo abaixo eu li sobre o trade marketing, que surgiu devido a mudança de comportamento do poder do varejista em relação à indústria.
E agora o avanço está ocorrendo mais uma vez. A tendência para daqui 3 anos ou pouco mais, é que o CONSUMIDOR tenha poder sobre o varejo.
Ou seja, as indústrias irão produzir, os varejistas irão administrar marcas e quem terá o poder sobre a cadeia será o consumidor. O consumidor irá exigir o que quer, como quer e quando quer.
Artigo bastante interessante e importante para quem deseja ficar atento à realidade do varejo.
Parabéns Arthur.
Gilberto Mendes

Anônimo disse...

Arthur, seu blog é bastante interessante e trata de assuntos que realmente não encontramos tantas referências para leitura.
A exemplo os cases publicados sobre a Schincariol e a Cervejaria Petrópolis, você fala sobre o assunto, espõe idéias, sabe a maneira certa de criticar e onde está o ponto fraco de grandes empresas.
Está de parabéns pelo seu Blog.
Cardozo