domingo, 11 de janeiro de 2009

Cervejaria Petrópolis - Em pleno vapor




A Cervejaria Petrópolis (fabricante das marcas: Itaipava, Crystal, Petra, Lokal e Black Princess) fechou 2008 com extrema participação de mercado, deixando para trás de vez, a poderosa Femsa, dona da Kaiser.

A Cervejaria fecha o ano de 2008 com saldo positivo e uma participação de mercado em torno de 9,6%, e que não pára de crescer.


Em números:
AMBEV: em torno de 67,5% (recuperou)
SCHINCARIOL: em torno de 12% (estagnados há dois anos)
PETRÓPOLIS: em torno de 9,6% (subindo)
KAISER: em torno de 7,7% (caindo)
- Fonte: AC Nielsen


A meta da Cervejaria Petrópolis para este ano, é terminar o mês de dezembro encostada na Schincariol, que é a 2º cervejaria no Brasil em termos de participação de mercado.

A empresa pretende investir milhões de reais neste ano, principalmente na região do nordeste brasileiro, onde a Schincariol é líder de mercado.

Analisando, o avanço da Petrópolis está relacionado ao grande sucesso de suas táticas e estratégias de marketing.
A empresa iniciou com a cerveja Crystal, a primeira cerveja seladinha do Brasil.
Foi um sucesso e um fator de polêmica no mercado cervejeiro, principalmente para a AMBEV, que é líder de mercado.
O lacre de proteção das latas gerou reação imediata da líder de mercado, contestando a eficiência do uso desse tipo de lacre.

A marca Itaipava cresceu estimulando o boato de que seria fabricada com a pura e genuína água da cidade de Petrópolis, na serra fluminense. Mas na verdade, a maioria de suas garrafas são envasadas na fábrica localizada na cidade de Boituva, no interior de São Paulo.

Com quatro fábricas espalhadas estratégicamente pelo Brasil e mais de 140 distribuidores, a Cervejaria Petrópolis aumentou satisfatóriamente sua capacidade de produção e também reduziu seus custos em logística, fazendo com que os preços dos seus produtos não se alterassem consideravelmente.

Unindo táticas e estratégias nas áreas de marketing, logística, vendas e recursos humanos, a Petrópolis pretende encostar na Schincariol em 2009, alcançando seu objetivo estratégico e chegando ao 2º lugar no mercado cervejeiro do Brasil.

Na área de marketing a empresa aposta em inovações e propostas de valor aos consumidores, mantendo a qualidade dos produtos e investindo constantemente em campanhas publicitárias criativas.

No setor de logística, suas quatro fábricas espalhadas estratégicamente pelo país diminuem os custos de transporte da indústria até o distribuidor, fazendo com que o preço final para o consumidor possa ser mantido, elevando o faturamento real da empresa.

Em vendas, a Petrópolis aposta forte junto ao RH das distribuidoras para o recrutamento, a seleção e a contratação de profissionais competentes na "frente de combate". Profissionais com garra, e que queiram levar a empresa ao número 2 no ranking de cervejarias no Brasil.
Investem em treinamentos, qualificação, infra-estrutura para trabalho, apostando fielmente em seus colaboradores.
Sem contar na estratégia de R&S adotada pela Cia, que consiste em atrair e reter profissionais engajados, determinados e motivados para o trabalho.
Walter Faria, dono da Cervejaria Petrópolis, concentra sua ação no ponto de venda. Às vezes ele dá uma "incerta" em bares da periferia ou de cidades do interior, "in-loco", para medir a aceitação do produto.
E não raro, essas visitas acabam com ele pagando uma rodada para todos os clientes do bar.*

Agora, vamos aguardar e ver os próximos capítulos sobre o avanço da Cervejaria Petrópolis, se irá conseguir ou não se aproximar da Schincariol, e finalmente, alcançar seus objetivos para o ano de 2009.

Um grande abraço,

Arthur Santos

* Fonte: IstoÉ Dinheiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Arthur, você é bastante simples e objetivo.
Trabalho no setor de bebidas há mais de 5 anos, e realmente vejo a cervejaria Petrópolis como principal rival da Schincariol.
Ela iniciou suas atividades com uma exposição quase tímida e rapidamente conseguiu conquistar seu espaço no mercado. Ultrapassou a Kaiser, uma das maiores cervejarias do Brasil, liderada pelos executivos da Femsa.

O próximo alvo sem dúvida é a Schincariol.

Você tem dúvidas de que a Petrópolis irá conseguir ultrapassar a participação de mercado da Schincariol em 2009?

Não se preocupe em ficar pensando nisso, pois a Petrópolis já vem preparando-se para esta "guerra" há anos.

Vamos assistir de camarote e ver qual o competidor mais forte.

A Cervejaria Petrópolis vêm com bons investimentos, bons produtos, marcas fortes, e o mais importante: determinação, garra, atitude e profissionais engajados.

A Schincariol vêm acumulando uma série de equívocos, desde o recrutamento de profissionais até mesmo o gerenciamento da marca Nova Schin, que carrega consigo até hoje, resquícios da antiga Cerveja Schincariol.

Parabéns pelo seu Blog.
Voltarei...

Lúcio Melo

Anônimo disse...

Acabei de comentar no seu artigo sobre o Grupo Schincariol, e interessante, é que um artigo entra em sintonia com o outro.
A Cervejaria Petrópolis está em pleno crescimento, e a Schincariol continua à deriva.

Analisemos:
Em 2 anos, ou seja, no biênio 2006/2008, a Cervejaria Petrópolis subiu de 7,7% para 9,6%. Facilitando, cresceu 1,9%.
E sua meta para 2009 é de encostar na Schincariol, para isto, estão sendo feitos investimentos em pessoal, infra estrutura e capacidade de produção.

Estimando e chutando alto, creio que a Cervejaria Petrópolis deva crescer 3% neste ano, elevando para 12,6% de mercado.

Como você disse, "Vamos aguardar e ver os próximos capítulos sobre o avanço da Cervejaria Petrópolis"

Abraço, Vinhas.

Unknown disse...

A queda da cervejaria schincariol se dá mais por erros internos do que qualquer outro quesitos. Tem em seu corporativo dirigentes que jamais usa a política TBC(tira a buda da cadeira) como faz o presidiente da cervejaria petropolis fazendo visita in loco.
Mercado de cerveja tem que haver agressividade semelhante a do RICARDO ELETRO caso contrário ficará estagnada como se encontra a nova schin.

Alexandre Badú disse...

Caros amigos da Itaipava!
Temos aqui na cidade de Santos SP. Brasil: Um espaço em uma "avicola", onde nos reunimos todos os sãbados para saborear umas cevejas Itaipava e ouvir um Sarau( musicas antigas, choros, boleros e modinhas dos anos 30).
Nosso pessoal da melhor idade com a media de idade de 70 anos.
Em media uma plateia e musicos nos sabados,em torno de 80 pessoas.
Estamos precisando para melhor alojar nossos visitantes amigos de umas 5 mesas e 20 cadeiras de madeira com marca Itaipava!!!
Nosso endereço aqui em santos SP:
Seresta na Avicola-
Av. Senador Pinheiro Machado,628 Fone 13:3251-4188 / 3225-8027
Segue alguns videos dos nossos encontros " alguns com cobertura da TV atribuna de Santos ( globo local)
http://chorinhojazzbrasileiro.blogspot.com/
No aguardo de um retorno...
Saudações
Alexandre Badú
Santos SP. Fone 13:3225-1714
E-mail: alexandrebadu@hotmail.com