sexta-feira, 11 de março de 2011

A CBBP é a mais nova cervejaria brasileira

Que seja bem-vinda ao mercado brasileiro a mais nova integrante do setor de bebidas, a Companhia Brasileira de Bebidas Premium.

Criada por 3 investidores pernambucanos, a CBBP aposta em desenvolver a melhor cerveja e as melhores bebidas do país.

Com investimento de R$ 120 milhões de reais, a nova Cia tem uma de suas fábricas instaladas na cidade de Pindoretama, no estado do Ceará - 40 km de Fortaleza. A segunda fábrica da empresa ainda encontra-se em estudo de localização no estado de Pernambuco.

Com capacidade para produzir 1,5 milhão de hectolitros (150 milhões de litros) de cerveja por ano, a empresa inicialmente irá atender somente as regiões Norte e Nordeste do Brasil, posteriormente realizando investimentos para sua instalação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A promessa da CBBP no mercado cervejeiro é de produzir a melhor cerveja do Brasil, com a qualidade das cervejarias Premium Artesanais, mas em escala industrial, custando apenas 5% a mais do que uma Pilsen Nacional de escala industrial.
Para cumprir esta promessa, a CBBP aposta no Mestre Cervejeiro Francisco Valverde, com larga experiência no mercado e formação na Döemens Akademie, na Alemanha.

Além das Cervejas Especiais que serão produzidas inicialmente, o portfólio de produtos deverá se estender para Energéticos, Bebidas à base de Soja, Sucos Naturais, Refrigerantes e Destilados, além da terceirização de produção para marcas próprias.

Apesar da não confirmação, existem rumores de que haverá uma nova bebida alcoólica à base de Açaí.

Os investidores e interessados em abrirem distribuidoras da CBBP em seu município ou região deverão investir em torno de R$ 800 mil reais em cada unidade.
Este é um valor estimado pelo departamento comercial da empresa, que levou em consideração toda a infra-estrutura logística, pessoal e administrativa para se abrir e manter uma distribuidora de bebidas.

De acordo com dados divulgados, a empresa irá gerar de início em torno de 400 novos empregos.

A nova marca ainda continua em sigilo, mas em breve ela estará no mercado para competir em um setor extremamente atrativo, dinâmico e excitante - Cervejas ... dentre outras bebidas.

Caso queira saber mais sobre a nova Companhia, acesse AQUI.

O início das atividades está marcado para a 2º quinzena deste mês - março/2011.

À toda equipe CBBP, desejo muito suce$$o e que esta empresa seja mais uma das líderes a disputarem o mercado de bebidas no Brasil!

Garra e Confiança, que todos chegaremos lá!

Um grande abraço!

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 9 de março de 2011

A Garota Devassa não bebe cerveja!


Após quase um ano à espera da nova campanha da cerveja Devassa, eis que surge SANDY, a nova Garota Devassa!

A-ha vai!
Piada?!
Não. É sério!

Após a derrocada campanha com Paris Hilton, Sandy é a estrela da vez, e promete mostrar seu lado devassa, deixando para trás sua imagem de "anjinha passiva".

Mas isto vai muito além da campanha da Schincariol para a marca.

Sandy está fora dos holofotes desde que deixou a dupla com o irmão Júnior, e esta seria sua mais fácil oportunidade de voltar à tona, chamando atenção e ainda ganhando um cachê de 1 milhão de dólares para a campanha anual da marca Devassa.

A única coisa que esqueceram, foi de avisar ao marketing da Schincariol que ela não gosta de cerveja, assumindo em público, em entrevistas e narrativas, dizendo que gosta de outras bebidas, não de cervejas.

Clique AQUI para ver o vídeo no YouTube

A estratégia de Sandy para voltar à mídia é excelente e está dando certo.
Agora, qual é a estratégia da Schincariol em usar a Sandy como Garota Devassa?

Pela segunda vez consecutiva a marca de cerveja Devassa é tema de comédia em suas campanhas.
Primeiro com Paris e agora com Sandy.

Pessoalmente, apostaria muito mais em Deborah Secco para estrelar a campanha.

Sandy com seu jeito passivo, angelical, de menina comportada, tentando passar o ar de uma garota sapeca e devassa. Faça-me o favor heim!

É a mesma coisa de comprar uma coleira anti-pulgas para uma ave.

Só espero que na próxima campanha da Garota Devassa não escolham Amy Whinehouse.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

segunda-feira, 7 de março de 2011

Quanto custa sua gôndola?


Tema polêmico entre grandes redes varejistas e fabricantes, as Verbas de Fornecedores são diariamente discutidas em busca de um melhor retorno para os dois lados.

Porém na verdade, quem sai pagando muito por isso é o Consumidor.

Mas vendo de outra perspectiva, existe uma classe que está lucrando e muito com isso.
São os Atacarejos e Grandes Atacados que não trabalham com estas verbas, conseguindo reduzir em até 35% o preço dos produtos para o consumidor final.

Para os leigos, as Verbas de Fornecedores são nada mais nada menos do que o aluguel que o varejista cobra para expor o produto na gôndola.

Dizem que é uma verba para auxílio de marketing, montagem de tablóides, dentre outros, porém, na verdade o fabricante paga ao varejista para ter seu produto exposto na melhor área da gôndola.

Mas esta verba, cada dia que passa está subindo mais. E os varejistas querem mais, mais e mais.

Não sendo especulador, mas todos que trabalham no varejo sabem que boa parte destas verbas servem para encobrir furos de caixa, épocas de baixo faturamento, despesas administrativas e até mesmo pagamento de funcionários.

Muitos grandes varejistas já notaram que não adianta mais tentar competir com os atacarejos nesta década, pois eles realmente tem preços bem mais em conta.

O que ocorre é que para poder oferecer a verba ao varejista, o fabricante precisa aumentar os preços dos seus produtos para compensar o investimento.

Vendendo os produtos aos grandes varejistas a um preço maior, os varejistas ainda precisam ter lucro sobre este valor de custo dos produtos. O que aumenta significativamente o preço para o consumidor final.

Já os atacarejos, não exigem esta verba, pois o objetivo final é vender e obter lucro.

Por isso, os compradores dos grandes atacados pedem desconto no preço de compra dos produtos, e não a Verba de Fornecedor.

Os fabricantes durante anos procuraram uma forma de "aliviar" estas verbas e realmente focarem no objetivo de vender seus produtos a um preço competitivo, e vemos hoje que o tempo se encarregou disso.

Se os varejistas não abaixarem os preços, cada dia mais as pessoas deixarão de comprar nestes, elevando as compras nos atacarejos e mercadinhos de bairro, fazendo com que os varejistas deixem de ser o principal canal para o fabricante.

Há alguns anos atrás o Carrefour já percebeu isso, criando um novo segmento de rede supermercadista, o Carrefour Bairro.

Modelo de supermercado bairrista que não sei se irá durar muito, caso a rede continue a pedir a Verba de Fornecedores.

Uma excelente forma de acabar ou pelo menos diminuir a Verba de Fornecedor, é o fabricante contratar gente especializada para a promoção dos produtos no PDV; assegurar a divulgação do (s) produto (s) nos grandes meios de comunicação, investindo para que ocorra um giro rápido dos produtos nas gôndolas e no estoque dos varejistas, assegurando novos e maiores pedidos; desenvolver um planejamento estratégico para cada conta varejista, desenvolvendo o calendário de ações promocionais junto ao Trade Marketing e realizando ações diferenciadas da concorrência.

A Verba de Fornecedor precisa parar de ser uma "mania" dos varejistas, para ser uma ferramenta de estratégia dos fabricantes.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS









quinta-feira, 3 de março de 2011

GRUPO PETRÓPOLIS lança vodka Blue Spirit

Com uma logomarca que podemos chamar de perfeita e que lembra as iniciais de "Grand Prix", o Grupo Petrópolis criado em 1994 por Walter Faria está sempre antenado e disposto a criar novos produtos, investindo fielmente naquilo em que acredita, e muito mais - saindo na frente da concorrência.

Confirmando diversos boatos que se estenderam desde meados do ano passado até hoje, a Petrópolis iniciou na semana passada o envase de seu mais novo lançamento para 2011 - a vodka BLUE SPIRIT.

Além da vodka BLUE SPIRIT, a empresa iniciou hoje o envase da BLUE SPIRIT ICE, que também fará parte do portfólio da Petrópolis a partir deste ano, e tem foco para o público feminino, grande consumidor da concorrente Smirnoff Ice.

A empresa deverá posicionar a marca para competir com Smirnoff e Orloff, aliando as ações de marketing e vendas de packs promocionais com o já conhecido TNT Energy Drink, também envasado pelo Grupo Petrópolis.

Não confirmado, mas creio que as equipes para comercialização e ações de marketing das marcas BLUE SPIRIT e TNT deverão se unir, consolidando as ações e aproveitando a estrutura logística já utilizada pela cervejaria, alcançando o maior número de pontos de vendas nas regiões em que atua.

Porém, espero que a empresa atue também com equipes separadas para o gerenciamento de canais como casas noturnas, restaurantes e bares noturnos, focando o público jovem, "descolado", realizando parcerias, promovendo e patrocinando eventos, ganhando maior espaço no mercado consumidor.

O foco inicial das vendas e ações ficará voltado para a região metropolitana de São Paulo, concentrada por bares e casas noturnas, onde a Petrópolis tentará ganhar maior apelo junto aos consumidores jovens para maior divulgação da marca, aproveitando para fortalecer também a marca TNT em ações conjuntas.

Porém, vale lembrar que além da região metropolitana de São Paulo, podemos citar diversas outras regiões do país que possuem um ótimo consumo de destilados, como:
Campinas-SP, Ribeirão Preto-SP, Curitiba-PR, Londrina-PR, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Florianópolis-SC, Itajaí-SC e Balneário Camboriú-SC, sendo as duas últimas sazonais.

Por isso, aos consumidores de bebidas destiladas, principalmente de vodkas, fiquem atentos - em algumas semanas a BLUE SPIRIT e a BLUE SPIRIT ICE estarão à disposição no mercado.

Grupo Petrópolis, gostaria de parabenizá-los pela inovação, criatividade e ousadia com que encaram o mercado.
Isso demonstra a empresa sólida que é, a ética, o respeito, a valorização e a capacidade de trabalho em equipe, consolidando como uma empresa cada vez mais forte, e que não teme novos desafios.

Utilizando um slogan já bastante conhecido, eu não o aplicaria somente a uma marca, mas sim à toda a empresa: GRUPO PETRÓPOLIS - É sem comparação!

Um grande abraço e sucesso a todos da equipe Petrópolis!

ARTHUR SANTOS




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Doux Frangosul - Boicote de Fornecedores


A Doux Frangosul, terceira maior fabricante de carnes do país, passa por dificuldades e eleva a queda nas vendas para o mercado externo no ano de 2010.

O índice de queda em 2010 chegou em 3,4%.

Após 10 anos dando alegrias e cerca de 2 bilhões de reais à matriz da Cia por ano, a filial brasileira Doux Frangosul pode ter seu fornecimento de frango cortado.

Cerca de 100 criadores entregaram à diretoria da fábrica no Rio Grande do Sul um comunicado anunciando a suspensão do fornecimento de frangos por um período de 60 dias.

A decisão foi tomada pois os criadores de aves não recebem pagamento desde o mês de outubro de 2010.

O fato do não pagamento aos criadores se explica pela crise dos derivativos cambiais em 2008, quando a Doux Frangosul iniciou sua crise financeira interna.

Além da crise com os criadores de aves, a Doux Frangosul também enfrenta grandes desafios com os fornecedores de grãos, utilizados na produção da ração das aves. Estes não recebem a 60 dias.

Durante esta crise, parte da criação de suínos também foi afetada, passando a ser terceirizada.

E em junho de 2010 a divisão de perus foi vendida à Marfrig, pelo montante de R$ 68 milhões; mas que não quitaram a dívida atual da empresa com seus fornecedores, estimada em R$ 10 milhões.

Após estas mudanças, aguardamos a recuperação da Doux no Brasil, encarando a concorrência de frente, oferecendo produtos de excelente qualidade como a marca LeBon, e recuperando-se da intensa crise financeira que afeta a Cia nos dias atuais.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Indústria de Cervejas no Brasil - Inovar é a chave do negócio

No ano passado o mercado de cervejas registrou um crescimento de 15%, e para acompanhar esse ritmo as principais empresas do setor fizeram vários investimentos, dos quais posso citar a compra da FEMSA pela Heineken, o lançamento da cerveja Devassa pela brasileira Schincariol, o fechamento da parceria entre Sab Miller e a ImportBeer no Rio Grande do Sul, o lançamento da Skol 360 e a chegada da Budweiser no Brasil pela AMBEV, dentre outros.

A Petrópolis continua investindo vigorosamente em suas campanhas de marketing, ampliando mercado com suas principais marcas, Itaipava e Crystal; mas com certeza a equipe técnica cervejeira está em off desenvolvendo alguma novidade para que brevemente esteja no mercado.
A Petrópolis hoje é a segunda do ranking no Brasil, seguida pela Schincariol, que perdeu severamente seu mercado entre os anos de 2008 e 2010.
Aproveitando o ótimo crescimento na participação de mercado e a eficiência logística da empresa, a Petrópolis fez bem em lançar o TNT Energy Drink no Brasil.
Hoje é uma das marcas de energéticos que mais cresce no país, disputando as prateleiras com Burn, da Coca-Cola, Red Bull, entre outros.
A marca já chegou inovando, lata red and black com as letras TNT impressas com tinta especial que brilham na “luz negra”, famosa lâmpada “berinjela”.

Após a compra da mexicana FEMSA, a Heineken chega de vez no Brasil como patrocinadora oficial do Rock in Rio, que será realizado em setembro deste ano no Rio de Janeiro.
Susto nas concorrentes?
A Heineken vai chegar com todo “poder de fogo” necessário para bloquear a participação de mercado da Budweiser no Brasil?

Em se tratando da AMBEV, a empresa investiu em talentos, quase dobrando o número de contratações realizadas em 2009, para acompanhar este crescimento.
Foram criadas mais de 1900 vagas durante o ano, encerrando 2010 com um total de 29.000 colaboradores, sendo que boa parte das vagas foram preenchidas pelos integrantes do programa de trainees da Cia.
A AMBEV é líder de mercado no Brasil, participação que é expressa na casa dos 70%.
Destes, 32% referem-se somente à participação da marca Skol, líder no mercado brasileiro e líder em inovação para atrair os consumidores mais jovens.

A Skol foi a primeira marca a lançar uma embalagem transparente; depois vieram a garrafa big neck de 500ml, a latinha de 269ml que gela “rapidinho” e podemos chamá-la de shot; e a pouco tempo a recém-lançada Skol 360 que promete não te deixar estufado.

Além das inovações em embalagens posso citar o evento Skol Beats, um dos maiores eventos de música eletrônica promovidos no Brasil e o patrocínio oficial da transmissão de shows ao vivo pelo You Tube. No caso do Skol Beats, o evento foi exportado até para a Argentina e Paraguai, mas dessa vez levando o nome de Brahma Beats, devido a elevada participação de mercado da cerveja Brahma nestes países.

Como o foco da marca Skol fica na faixa etária de 18 a 25 anos, INOVAÇÃO é palavra-chave para sua sobrevivência em um mercado que movimenta anualmente 56 bilhões de reais e que só tende a aumentar.

Desculpe-me por ser redundante, mas como eu já disse em artigos anteriores: “2011 será um ano “difícil” para os executivos do mercado cervejeiro no Brasil”.

Falo “difícil” no sentido de terem foco para o desenvolvimento de estratégias de mercado, sabendo passar o pensamento estratégico para que os profissionais da ponta desenvolvam o trabalho.

Agora é aguardar...

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GOOGLE - A palavra agora é Mobilidade

Google anuncia sua prioridade para 2011 - dar mobilidade aos aplicativos Google - informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Em artigo publicado pela Harvard Business Review, intitulado “A preparação para a grande revolução móvel”, o CEO da companhia, Eric Schmidt afirma que toda a estratégia em 2011 será voltada à mobilidade.

Uma das diversas áreas de investimento e grandes avanços da empresa é a de conexões em alta velocidade, a LTE (Long Time Evolution). A maioria dos aplicativos para celulares serão desenvolvidos utilizando esta tecnologia.

Mobilidade: Tendência mundial?
Cada dia mais as pessoas estão sem tempo de se "plugarem" na internet por meio de computadores, notebooks ou até mesmo dos pequenos e portáteis netbooks.
Imagino que em alguns anos isso será coisa do passado com a explosão de aplicativos móveis onde você acessa o que quer de onde quiser, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, sem precisar ficar sentado em frente a um computador. Algumas coisas já são realidade através do celular e posso citar o recebimento e envio de e-mails, o GPS nos Smartphones, acesso à contas bancárias, entre muitas outras.
Até onde a tecnologia pode chegar? Teletransporte?

O que isso pode gerar de negativo na sociedade? Comodismo?

Adaptando a realidade ao desenvolvimento estratégico da empresa. Isto é Google e é o que toda empresa deveria fazer.

Definindo Tendências. Isto também é Google e é o que toda empresa deveria fazer.

Definir Tendências não é copiar, mas sim identificar, transformar e aplicar.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS