sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Indústria de Cervejas no Brasil - Inovar é a chave do negócio

No ano passado o mercado de cervejas registrou um crescimento de 15%, e para acompanhar esse ritmo as principais empresas do setor fizeram vários investimentos, dos quais posso citar a compra da FEMSA pela Heineken, o lançamento da cerveja Devassa pela brasileira Schincariol, o fechamento da parceria entre Sab Miller e a ImportBeer no Rio Grande do Sul, o lançamento da Skol 360 e a chegada da Budweiser no Brasil pela AMBEV, dentre outros.

A Petrópolis continua investindo vigorosamente em suas campanhas de marketing, ampliando mercado com suas principais marcas, Itaipava e Crystal; mas com certeza a equipe técnica cervejeira está em off desenvolvendo alguma novidade para que brevemente esteja no mercado.
A Petrópolis hoje é a segunda do ranking no Brasil, seguida pela Schincariol, que perdeu severamente seu mercado entre os anos de 2008 e 2010.
Aproveitando o ótimo crescimento na participação de mercado e a eficiência logística da empresa, a Petrópolis fez bem em lançar o TNT Energy Drink no Brasil.
Hoje é uma das marcas de energéticos que mais cresce no país, disputando as prateleiras com Burn, da Coca-Cola, Red Bull, entre outros.
A marca já chegou inovando, lata red and black com as letras TNT impressas com tinta especial que brilham na “luz negra”, famosa lâmpada “berinjela”.

Após a compra da mexicana FEMSA, a Heineken chega de vez no Brasil como patrocinadora oficial do Rock in Rio, que será realizado em setembro deste ano no Rio de Janeiro.
Susto nas concorrentes?
A Heineken vai chegar com todo “poder de fogo” necessário para bloquear a participação de mercado da Budweiser no Brasil?

Em se tratando da AMBEV, a empresa investiu em talentos, quase dobrando o número de contratações realizadas em 2009, para acompanhar este crescimento.
Foram criadas mais de 1900 vagas durante o ano, encerrando 2010 com um total de 29.000 colaboradores, sendo que boa parte das vagas foram preenchidas pelos integrantes do programa de trainees da Cia.
A AMBEV é líder de mercado no Brasil, participação que é expressa na casa dos 70%.
Destes, 32% referem-se somente à participação da marca Skol, líder no mercado brasileiro e líder em inovação para atrair os consumidores mais jovens.

A Skol foi a primeira marca a lançar uma embalagem transparente; depois vieram a garrafa big neck de 500ml, a latinha de 269ml que gela “rapidinho” e podemos chamá-la de shot; e a pouco tempo a recém-lançada Skol 360 que promete não te deixar estufado.

Além das inovações em embalagens posso citar o evento Skol Beats, um dos maiores eventos de música eletrônica promovidos no Brasil e o patrocínio oficial da transmissão de shows ao vivo pelo You Tube. No caso do Skol Beats, o evento foi exportado até para a Argentina e Paraguai, mas dessa vez levando o nome de Brahma Beats, devido a elevada participação de mercado da cerveja Brahma nestes países.

Como o foco da marca Skol fica na faixa etária de 18 a 25 anos, INOVAÇÃO é palavra-chave para sua sobrevivência em um mercado que movimenta anualmente 56 bilhões de reais e que só tende a aumentar.

Desculpe-me por ser redundante, mas como eu já disse em artigos anteriores: “2011 será um ano “difícil” para os executivos do mercado cervejeiro no Brasil”.

Falo “difícil” no sentido de terem foco para o desenvolvimento de estratégias de mercado, sabendo passar o pensamento estratégico para que os profissionais da ponta desenvolvam o trabalho.

Agora é aguardar...

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

6 comentários:

Ivan Lourenço disse...

Ótimo artigo Arthur, mas gostaria de acrescentar o marketshare das outras duas principais cervejarias no ranking brasileiro:
9,92% PETRÓPOLIS
9,8% SCHINCARIOL

A Petrópolis promete ultrapassar os 10% antes do 2º semestre deste ano, mas ainda não se sabe como o mercado irá se comportar com a entrada das grandes SABMILLER e HEINEKEN, apesar de concorrerem em patamares diferentes das cervejas Crystal e Itaipava.

Na temporada de março a julho com certeza veremos alguns lançamentos da Petrópolis para os apaixonados por cerveja.

E mais, o Brasil deve se preparar para receber as marcas da Petrópolis de braços abertos, pois as regiões Centro-Oeste e Sudeste ela já conquistou, agora será a vez de Sul e Nordeste!

Nordeste este que a Schincariol detém 35% da participação no mercado.

Arthur te desejo muito sucesso e digo que continuarei acompanhando seu blog.

Att.
Ivan L.

Lucas Martins disse...

Mas a Schincariol não é a segunda cervejaria em participação no mercado brasileiro?

Em alguns lugares leio que ela é a segunda e em outros ela está como terceira...qual a real situação da Schincariol e da cervejaria Petrópolis no mercado?
abraços

Adriane Lima disse...

Arthur, primeiramente gostaria de dizer que suas matérias são muito interessantes e relevantes para o mercado. Atuando como Analista Corporativo em uma indústria de cervejas também utilizo suas publicações além dos dados retirados da Nielsen, Sindicerv, Cetesb.
Em comparação com os dados mostrados em pesquisas reconhecidas, suas estatísticas estão corretas, bem como as citadas acima por Ivan Lourenço.
Parabéns!
Adriane

Leidiane disse...

Você gosta mesmo do mercado de bebidas, seus artigos a respeito são sempre os melhores.

Raquel Miyaguchi disse...

O mercado de bebidas, principalmente o cervejeiro é bastante dinâmico e motivador. As pessoas precisam estar atentas e ter a mente aberta para a criatvidade. Excelente matéria Artur. Tudo de bom... Raquel.

Júlio Martinez / JW Martinez Importações disse...

Arthur, parabéns pelo seu artigo!

O mercado de cervejas no Brasil ficará ainda mais dinâmico nos próximos anos. Novas marcas entrando em nosso país, marcas já conhecidas investindo ainda mais em busca de marketshare.

Tenho uma empresa de importação de bebidas cujo principal produto que importamos é a cerveja. Grande maioria é importada da Bélgica, Alemanha, enfim de toda a Europa. É um mercado extenso e de vasta exploração, que tem muito a crescer no Brasil nos próximos 10 anos.