A Doux Frangosul, terceira maior fabricante de carnes do país, passa por dificuldades e eleva a queda nas vendas para o mercado externo no ano de 2010.
O índice de queda em 2010 chegou em 3,4%.
Após 10 anos dando alegrias e cerca de 2 bilhões de reais à matriz da Cia por ano, a filial brasileira Doux Frangosul pode ter seu fornecimento de frango cortado.
Cerca de 100 criadores entregaram à diretoria da fábrica no Rio Grande do Sul um comunicado anunciando a suspensão do fornecimento de frangos por um período de 60 dias.
A decisão foi tomada pois os criadores de aves não recebem pagamento desde o mês de outubro de 2010.
O fato do não pagamento aos criadores se explica pela crise dos derivativos cambiais em 2008, quando a Doux Frangosul iniciou sua crise financeira interna.
Além da crise com os criadores de aves, a Doux Frangosul também enfrenta grandes desafios com os fornecedores de grãos, utilizados na produção da ração das aves. Estes não recebem a 60 dias.
Durante esta crise, parte da criação de suínos também foi afetada, passando a ser terceirizada.
E em junho de 2010 a divisão de perus foi vendida à Marfrig, pelo montante de R$ 68 milhões; mas que não quitaram a dívida atual da empresa com seus fornecedores, estimada em R$ 10 milhões.
Após estas mudanças, aguardamos a recuperação da Doux no Brasil, encarando a concorrência de frente, oferecendo produtos de excelente qualidade como a marca LeBon, e recuperando-se da intensa crise financeira que afeta a Cia nos dias atuais.
Um grande abraço,
ARTHUR SANTOS
4 comentários:
Esperamos sim a recuperação da Doux no Brasil, pois o monopólio da BRF irá aumentar ainda mais o preço de seus produtos, explorando o mercado e a sociedade. Muito bom seu artigo.
Mais uma grande empresa que se deixou levar pelo apelo de lucro fácil do mercado financeiro, tal qual a Sadia.
Ótimo artigo!
espero que a empresa se recupere logo, muitas familias dependem dela para sobreviver, inclusive a minha....
abraço
Postar um comentário