quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Relacionamento com o Cliente


Primeiramente, para que sua empresa consiga realmente se relacionar com o cliente, ela precisa conhecer o cliente, ouví-lo, e tomar atitudes. Mas a maioria das empresas não faz isso.
A maioria das empresas acha que investir em relacionamento é um Custo, enquanto na verdade, é um investimento para colher bons frutos no futuro.


GERENCIAR O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE é investir para ganhar em participação no seu cliente e não apenas no mercado.

Quando você pensar em relacionamento com o cliente (CRM) como algo complexo, difícil, pense em uma Pizzaria.


Pois é, uma simples Pizzaria!

Não acredita?

Então vamos ver.

Uma pizzaria quando você liga para pedir uma pizza, reconhece você pelo seu telefone, nome (se você é um cliente frequente), sugere o sabor da pizza que você mais gosta, tem um programa de que a cada 10 pizzas você ganha uma, e também tenta empurrar um refrigerante.
Em resumo: Tem um programa de CRM que custa muito pouco e funciona muito bem.

Você estranharia se essa mesma Pizzaria ligasse para você de vez em quando oferecendo uma pizza, ou enviasse um cartão ou uma cortesia no seu aniversário?


Pois é! Chegando a este ponto, pode-se dizer que o Programa de Relacionamento com o Cliente (CRM) dessa Pizzaria está COMPLETO. E note que não ultrapassa os R$ 500,00.

Idéia simples essa???
Claro!
O mundo hoje em dia é para os que Simplificam o relacionamento com o seu cliente.

Investir no relacionamento com o cliente é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

O que a empresa ganha estabelecendo um relacionamento com o cliente???

Ganha, por que consegue oferecer para cada cliente um produto dentro da sua necessidade, facilitando assim, por exemplo, a compra por impulso, a satisfação na compra, etc.
Ganha também, ouvindo de verdade o cliente, e utilizando as informações para aprimorar seu produto ou serviços.

Para se implantar um programa de CRM de verdade, assim como em todos os projetos, toda a equipe devem estar integrada, e acima de tudo, as equipes devem dizer o que elas gostariam de saber sobre o cliente quando estão falando com ele.
Todos nós sabemos que em uma negociação, a quantidade de informações é fundamental. Depois, a solução é pegar essas informações para fazer um sistema de relacionamento, ou comprar um pronto e fazer as adaptações necessárias.

Simplifique o relacionamento com o seu cliente. Lembre-se bem da Pizzaria!

Só não vale agora, você me dizer que após ler este post bateu aquela vontade de comer sua pizza preferida.

Um grande abraço,
... e aproveite a pizza!

Arthur Santos

6 comentários:

Anônimo disse...

Arthur, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, pois está trazendo diversos assuntos importantes como tema.
Achei bastante interessante esse assunto sobre Relacionamento com o Cliente, e com certeza levarei como referência o caso da pizzaria.
Sucesso!
Luís Antônio

Anônimo disse...

Batante interessante sua exposição Arthur.
É possível se fazer um sistema de relacionamento com pouco investimento e muita criatividade.
Não é necessário gastar milhares de reais em um sistema CRM de computador. Se você tiver informações básicas sobre seu cliente, você consegue fazer diversas ações para conquistá-lo e fidelizá-lo.
Parabéns por seus artigos.

Anônimo disse...

Tomei conhecimento de seu blog através de um curriculum que recebi.
Boa parte dos artigos que leio possuem somente literatura teórica, muito redundante; e seu blog, com toda certeza, traz algo a mais, além da teoria.
Parabéns pelo seu trabalho!
Hamilton Bazanella

Anônimo disse...

Bastante rico seu exemplo sobre a pizzaria. Não é necessário um grande investimento para conduzir um programa de relacionamento com os clientes. Basta termos criatividade, pois, pensando bem, os clientes querem o que NÓS queremos quando somos clientes.
Sucesso!
Fábio

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog. Com certeza irei aproveitar muitos de seus artigos com minha equipe de vendas.

Ygor Funaro. Gerente Regional de Vendas - Batavo Ind. de Alimentos / MG

Anônimo disse...

Muito interessante seus artigos.
Parabéns e sucesso.

Maíra