sexta-feira, 20 de maio de 2011

Você é mais uma "peça"?


Olá leitores do BBM!

Tenho andado meio distante do Blog e das redes sociais por motivo de trabalho intenso, muitas viagens, aproveitei uma pausa aqui na estrada para tomar um café e postar essa mensagem que recebi de minha namorada por e-mail.

Por sinal, muito interessante para gestores, líderes, executivos, e pessoas que lidam com pessoas. Ou seja, VOCÊ!

Todos lidamos com pessoas todos os dias, seja no trabalho, no supermercado, na farmácia, em toda nossa rotina diária.

Pois bem, vamos lá!

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talen tos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico?

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?

Nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Continuou.

- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas, ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola, ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo. Voltou a falar.

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias, dos Trapalhões, que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... E hoje, para substituí-lo, chamamos…ninguém…Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.

É possível encontrar novos funcionários para as vagas dos que saíram, novos amigos para amenizar a falta dos que estão distantes, novos amores para os corações partidos... Eles, entretanto, nunca terão a mesma essência dos que ficaram para trás.

No mundo de hoje passamos a não dar mais o valor necessário às pessoas, principalmente dentro das empresas.

Muito se fala em retenção de talentos, mas o que as empresas mais fazem hoje em dia é expulsar talentos.

E a desculpa do departamento de Recursos Humanos é sempre a mesma: "Olha, infelizmente estamos sofrendo no Brasil uma crise de apagão de talentos...".

Na verdade é tudo história pra boi dormir!

Isso é desculpa para mascarar a realidade de incompetência do departamento de recursos humanos para manter os profissionais na empresa, selecionar, treinar e realmente reter talentos.

Quantos milhares de jovens se formam nas instituições brasileiras todos os anos?
São apenas mais de 180 mil.

Será que nenhum serve? Nenhum tem talento? Nenhum tem experiência?

Então a solução é fechar as instituições de ensino, uma vez que elas não servem para formar um profissional competente.

E não sou só eu que estou falando não. Leiam as revistas Você S/A e Exame.

Além disso existem os processos seletivos morosos, extensos, cheios de provas, testes, entrevistas, dinâmicas, telefonemas e perguntas.

Você...já cumprimentou seus vendedores hoje?

Você...já deu um abraço na faxineira que acorda às 4h da "madruga" para limpar seu escritório todo dia de manhã, para que você chegue e esteja tudo impecável?

Pois é! Tudo é feito de pessoas, senão, por pessoas, ou ainda, senão, criado ou projetado por pessoas.
Tudo envolve pessoas!

Pense nisso e faça sua parte, pois VOCÊ também é INSUBSTITUÍVEL!

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

terça-feira, 26 de abril de 2011

Boas oportunidades? Fora do Brasil.


Após 2 meses de análises através das Redes Sociais, dentre elas Linkedin, Facebook e Orkut, coloco aqui um artigo que tem total relevância para a gestão de pessoas no mundo corporativo moderno.

Algum dia você já pensou em trabalhar na Argentina, Chile ou México?

Pois é muito mais fácil se encontrar uma excelente oportunidade profissional fora do Brasil do que se imagina.

Uma empresa de bebidas anuncia uma vaga de Gerente de Trade Marketng aqui no Brasil e exige superior completo, MBA ou pós completo, inglês fluente, espanhol avançado e no mínimo 5 anos de experiência no cargo, para um salário de R$ 12.000,00 por mês.

A mesma empresa de bebidas anuncia a mesma vaga, porém, na Argentina, e exige superior completo ou cursando o último ano, espanhol avançado e conhecimentos de inglês, para um salário que em reais equivale a R$ 10.000,00 por mês.

A mesma empresa e a mesma vaga é oferecida no México, exigindo superior completo ou cursando último ano, espanhol fluente e conhecimentos de inglês, para um salário que em reais equivale a R$ 13.000,00.

Perguntei nas Redes Sociais: Qual o motivo desta elevada exigência no Brasil, sendo que em outros países a exigência é mínima?

Muitos me responderam que o fácil acesso à Universidade no Brasil tornou o mercado mais competitivo, sendo necessário peneirar melhor os candidatos, sendo assim, exigir mais.

Outros responderam que as empresas no Brasil estão acomodadas em exigir muito dos candidatos, sendo que estas não tem condições de oferecer condições de trabalho à mesma proporção do quanto exigem, não favorecendo a encontrar bons talentos.

Na minha opinião, muitas empresas que dizem ser grandes fontes de talentos estão deixando de ser competitivas por falta de bom senso, analisando da ótica de que bons profissionais estão ai no mercado, alguns desempregados, e as cadeiras vazias nos condomínios empresariais. Creio que para a maioria das empresas o que importa são resultados e o lucro no final do mês, e não um diploma de curso superior completo ou de um MBA completo.

Lógico, são diferenciais, mas creio que não sejam exigências qualificáveis para um profissional que possua experiência e as habilidades necessárias para assumir a oportunidade.

Fiz a mesma pergunta a alguns profissionais de RH da Argentina e México, e a resposta foi totalmente a favor dos profissionais com experiência e não com diploma.

Alguns profissionais responderam que um diploma não substitui a experiência. De nada adianta ter um profissional com diploma de curso superior ou de MBA, se ele não possui experiência para já começar dando resultados, sabendo o que está fazendo.

Outros profissionais disseram que Argentina e México também estão em crescimento, assim como o Brasil, e que não há motivo para tanta exigência no país, sendo que o que importa é o resultado no final do mês, e não se o profissional tem superior ou MBA completos.

Diversos dos profissionais de RH da Argentina e México entrevistados disseram estar muito interessados em profissionais brasileiros, e que mesmo não tendo curso superior ou MBA completos, a empresa oferece subsídio para conclusão, e fazem a intermediação para transferência de cursos ainda não concluídos para os países sedes das oportunidades.
E mais...já estão contratando brasileiros interessados nas oportunidades.

E para você, qual é sua opinião sobre a grande exigência das empresas e consultorias de RH no Brasil?

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

terça-feira, 5 de abril de 2011

Formação de Preços: Markdown ou Markup?

Primeiramente, gostaria de agradecer aos leitores do BBM - Blog Brasil Management pelos e-mails com sugestões para as matérias.

Como são muitos e-mails, já estou selecionando alguns assuntos para a criação de artigos e posterior publicação.

Novamente, o meu Muito Obrigado aos leitores que colaboram com o BBM – Blog Brasil Management.

Dando início ao tema da matéria de hoje, Markdown e Markup são palavras constantemente utilizadas pelos departamentos de vendas, pricing, marketing, entre outras; mas muita gente ainda tem dúvidas sobre quando e como utilizar, e até mesmo sobre o que são estas palavras.

Apesar de terem funções semelhantes, as duas palavras são interpretadas de formas diferentes, sendo Markdown a margem sobre a venda, e Markup a margem sobre o custo.

Para entender a dinâmica para formação dos 2 tipos de preços de venda, vou exemplificar nos cálculos abaixo.

1) MARKUP

Um produto custa R$ 100,00 e você pretende aplicar a margem de 20%.

R$ 100,00 x 20% = R$ 120,00

Sendo assim, temos o preço de venda em R$ 120,00.

A margem que teremos neste caso será de R$ 20,00.

IMPORTANTE: Muita gente usa o Markup como única e exclusiva modalidade para a formação de preços, o que ao meu ver é uma forma totalmente errada.

Inclusive, digo que o Markup é uma forma errada de se formar preços e não aconselho a utilização, pois sobre essa margem de R$ 20,00 citada no exemplo anterior, incidem o CO (custo operacional), IV (impostos de venda) e ainda o LUCRO.

O IMPOSTO irá incidir sobre o PREÇO DE VENDA, não sobre o PREÇO DE CUSTO.

Aproveitando os dados do exemplo anterior, suponhamos que o seu imposto de venda seja de 13%:

R$ 120,00 x 13% = R$ 15,60 é imposto.

Sua MARGEM, conforme visto acima era de R$ 20,00, subtraindo os impostos, restam R$ 4,40 para você tirar o CO e seu LUCRO.


2) MARKDOWN

Precisamos entender primeiramente que quem dita o preço é o mercado, a lei da oferta e procura, e claro, a sua concorrência.

No Markdown seu preço de venda será determinado por uma série de fatores.

Além dos itens acima, ainda podemos citar o estoque atual, importância do produto para os consumidores ou Curva ABC, dentre outros diversos indicadores que nos permitem avaliar melhor a composição dos preços.

Por isso, é muito importante ter uma gestão de preços alinhada ao mercado, identificando tendências, aliado sempre ao Trade Marketing, identificando o perfil do shopper e as características de cada key-account, desenvolvendo um planejamento para cada conta.

O planejamento de Trade Marketing deve levar em consideração não só o Calendário Promocional, mas também critérios específicos de negociação e formas de atuação em cada conta, para elevar a rotatividade dos produtos nas gôndolas, gerar maiores pedidos, e conseguir negociar aquela famosa Verba de Fornecedor, para baixo.

Mas isso é história para outro momento quando iremos falar do Trade Marketing desde sua concepção, sua história, aplicação, métodos, formas de controle e avaliação de resultados.

Por isso é sempre bom reforçar!

FABRICANTES, invistam no treinamento da sua equipe e em agregação de serviços nos PDV’s.

Por enquanto este é um dos melhores meios para não se gastar milhares de reais com Verbas que irão compor o caixa de seu cliente, e ainda ter a oportunidade de fortalecer sua equipe com treinamentos constantes, deixando-os afinados com o mercado.

Espero ter contribuído para seu melhor entendimento sobre a composição dos preços de venda.

Como sempre estamos em constante aprendizado, espero sua contribuição para o tema.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quarta-feira, 30 de março de 2011

Leilão Virtual - Modernidade que vicia e te deixa menos rico

Você já ouviu falar em Leilão Virtual, ou Leilão On Line?

Depois do enorme crescimento dos sites de compras coletivas, esta é a nova febre no Brasil.

Se você não conhece, acesse alguns deles através dos links abaixo.

E existem vários outros por aí, em torno de 30 só no Brasil.

O Leilão Online trata-se de um site onde você realiza o cadastro, compra "lances" por R$ 1,00 cada e dá o seu "lance" no produto que deseja comprar. Cada "lance" equivale a R$ 0,01 centavo.

Na média dos sites de Leilões, você é obrigado a comprar no mínimo 30 "lances" pelo valor de R$ 30,00.

Ou seja, você paga R$ 1,00 para valer R$ 0,01 centavo e ainda acha que está ganhando!

Além do mais, você fica preso ao site do Leilão Virtual, pois você não pode sequer ir ao banheiro, senão pode perder tudo o que já pagou de "lance" e ainda não leva o item leiloado.

Durante o Leilão aparece um cronômetro na tela, ele pode ser de 15 ou 30 segundos, dependendo do item leiloado.

Se você der o último lance e o cronômetro chegar a 00:00:00, você é o vencedor e leva o produto.

Ontem segui um destes sites, e fiquei exatamente 2 horas e 43 minutos conectado para ver os lances ofertados a um Netbook HP no valor de mercado de R$ 1.089,00.

Após estas quase 3 horas conectado, o último lance foi de R$ 119,83 pelo equipamento, que foi arrematado.

Fazendo os cálculos R$ 119,83 / R$ 0,01 = R$ 11.983,00

Você fez as contas de quantos Netbooks HP dão para comprar com este dinheiro???


Com este valor, o site do Leilão compra 11 Netbooks HP pelo valor de R$ 1.089,00 cada, e ainda sobram R$ 4,00.

Somente de um participante, eu consegui contar 218 "lances" e ainda não levou o produto.

Ou seja, ele gastou R$ 218,00 (dinheiro real) que na realidade equivalem a R$ 2,18 em "lances" - moeda do site de Leilões, e além de perder todo este dinheiro, ainda não levou.

Seria ótimo comprar um Netbook de R$ 1.089,00 por R$ 218,00.

Mas será que realmente vale a pena apostar tanto dinheiro em algo que você ficará horas e horas cuidando, sem poder sequer ir ao banheiro, e ainda ter grande chance de perder?!

E mais...Quem arremata paga além dos "lances", o valor do arremate + frete.

A média de faturamento de um site de Leilão Virtual gira em torno de R$ 320.000,00 por dia, e está aumentando cada vez mais.
Até carros estão sendo leiloados!

Negócio inteligente...para os investidores!
E péssimo para o seu bolso!

É um tipo de jogo viciante onde a pessoa fica "amarrada", e ainda perde dinheiro.

Você já participou, participa ou participaria de um Leilão Virtual?

Com certeza, eu não!

Um grande abraço!

ARTHUR SANTOS

quinta-feira, 24 de março de 2011

O impacto das Redes Sociais na sua empresa


Redes Sociais, muita gente usa mas nem todos sabem o que é.

Para entender o conceito geral, o Wikipédia nos diz:
Uma Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

"Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Tymr), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtém da rede social.

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

E tal mobilização social se dá muitas vezes por clientes, consumidores, parceiros e até fornecedores infelizes com seu produto, sua marca e até mesmo sua empresa.

Nos últimos anos tenho visto o crescimento das Redes Sociais assim como a explosão de uma bomba nuclear, que aos poucos toma conta de todos e não há escapatória, mesmo estando distante, se está perto demais.

E outra, é uma tendência, ninguém quer ficar fora.

As Redes Sociais tornaram-se, vamos dizer, a melhor e a pior arma para as empresas e a sua marca.

A melhor, pois divulga mais rapidamente seus produtos, sua marca, coloca à disposição do mercado informações relevantes e que causam desejo nos consumidores.

E a pior, pois nem sempre os consumidores e clientes estão satisfeitos com seu produto, sua empresa ou sua marca.

Um caso que posso citar é de uma consumidora que comprou um veículo da marca XPTO.
O veículo foi comprado há 2 anos e que há 8 meses e meio não saía da garagem por um vício de fabricação.
Após ter levado o carro na concessionária por mais de 10 vezes, a consumidora já havia desistido e deixado o carro na garagem à venda, até que surgiu a idéia de colocar tudo nas Redes Sociais.
Ela criou um Blog, postou vídeos do carro que não ligava e apresentava os defeitos viciosos relatados, fotos, e textos repudiando a marca XPTO, falando sobre a qualidade de seus carros.
Divulgou no Twitter, Orkut, Facebook e diversas outras redes.

Resultado: Em menos de 1 semana a montadora entrou em contato com ela, informando que era para tirar o Blog do ar em 48 horas, senão ela seria processada.

Ela não tirou o Blog do ar, e mais.
Para a montadora não ser processada, ela fez acordo recebendo 2 carros 0km e ainda obrigou a montadora a doar 1 veículo 0km para uma instituição.

É cada vez mais comum ver empresas nas Redes Sociais, vasculhando a internet procurando seus nomes e marcas, tentando buscar acordo com aqueles que falam mal das mesmas nas redes.

E para isso, as empresas de TI estão investindo e criando softwares que realmente passam um pente fino na internet em geral, buscando por palavras, textos, que ao menos se parecem com as marcas, nomes de produtos e nomes de empresas.

Tudo isso para tirar seu nome ligado a um texto negativo das Redes Sociais o quanto antes.

Posso dizer que é muito mais fácil postar um texto em uma Rede Social dizendo que o produto da marca XYZ só apresenta problemas, dizendo que você já entrou em contato com eles várias vezes para obter uma solução, do que você ser atendido pelo 0800 do Call Center da empresa.

Tenho certeza, se a empresa realmente estiver "antenada" às Redes Sociais, em menos de 1 semana você receberá um contato e sem dúvida alguma, seu problema será totalmente resolvido.

Para atender a este novo meio de comunicação, diversas empresas já criaram cargos de Especialistas em Redes Sociais, para avaliarem as questões expostas, e traçarem estratégias para atenderem estes consumidores insatisfeitos.

Assim como se negativa a empresa, também há a possibilidade de se falar muito bem sobre as marcas, empresas, produtos, relatando bons atendimentos.
Porém, é neste momento que a maioria dos clientes nem se lembra, e é função deste especialista fazer com que os clientes SATISFEITOS também coloquem suas opiniões na internet e nas Redes Sociais.

Quer cancelar o cartão de crédito, mas a fatura continua vindo?
Coloque na Rede Social.

Quer cancelar a TV por assinatura, mas te oferecem desconto de 50% por 3 meses, e você não aguenta mais?
Coloque na Rede Social.

Redes Sociais - Bem melhor, mais rápido e mais prático do que o 0800 do Call Center.

E você?
Utiliza as Redes Sociais?
Qual sua opinião sobre a utilização das Redes Sociais por parte das empresas?

Um grande abraço!

ARTHUR SANTOS

domingo, 20 de março de 2011

Chery - A gigante montadora chinesa no Brasil



Com apenas 13 anos de história, a Chery consagra-se como a maior montadora independente da China, conquistando posição entre os 200 maiores exportadores do país, além de destacar-se por 8 anos consecutivos como a campeã nacional de exportação.

Para se ter uma idéia, os carros da Chery, apesar de serem bem mais baratos que os de outras marcas, possuem uma qualidade extremamente superior quando comparamos com a maioria de nossos carros 1.0, 1.4 e 1.6 das marcas mais conhecidas como Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Renault, Peugeot, Citroën, entre outras.

No teste do C-NCAP, a Chery recebeu 5 estrelas, sendo que boa parte das nossas montadoras ficam nas 3 ou 4 estrelas. Algumas não passando das 3 estrelas.

O teste do C-NCAP é o teste de colisão feito nos veículos, onde aponta-se se o veículo tem no mínimo a segurança básica para seus ocupantes.

Pesquisei o teste na internet, e verifiquei os diferenciais das marcas mais tradicionais no Brasil com o teste realizado com os da marca Chery.

* Chery Cielo Hatch

Em comparação, posso dizer que no quesito SEGURANÇA, os carros da Chery são como um Toyota Corolla, com deformação programada da estrutura de carroceria. Protegendo realmente seus ocupantes.

A Chery desembarcou no Brasil em 2009, após sua estratégia de internacionalização, instalando-se na cidade de Salto, no interior de São Paulo.

Em 2010 foram 4 modelos comercializados no país, e neste ano de 2011 com a chegada do Chery QQ, a empresa espera conseguir conquistar cada vez mais os consumidores que buscam um carro com excelente custo x benefício, economia de combustível, um carro que realmente seja barato e não seja aquele "pé de boi" basicão.

* Chery Cielo Hatch

Ainda neste ano, a Chery promete desembarcar pelo menos mais 2 modelos no país.

Por enquanto seus carros estão sendo importados da China, mas até 2013 a Chery pretende ter sua fábrica instalada no Brasil, pretendendo baixar ainda mais os preços aos consumidores brasileiros.

Vamos ver se isto realmente irá acontecer e se os carros serão mais acessíveis na faixa de preços entre R$ 18 e R$ 21 mil reais.

Lembrando que o imposto que pagamos quando compramos um carro no Brasil, ultrapassa os 32%. Ou seja, mais de 32% do valor que pagamos em um carro 0km, é puramente IMPOSTO!

UM ABSURDO! ! !

Apesar da divulgação da fábrica no Brasil, a Chery está escandalizada com as denúncias contra o Grupo JLJ, dono da Nutriplus, que é sócia da chinesa na operação brasileira.

A Nutriplus fornece merenda escolar para escolas públicas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Piauí, e pelas informações divulgadas na mídia, está envolvida no desvio de verbas públicas e superfaturamento de notas fiscais, o que intrigou e acabou incomodando os chineses.

Apesar de não haver comprovação das denúncias, a Chery está forçando uma possível saída do grupo JLJ da sociedade, sendo assim, assumindo toda a operação no Brasil.

Visite AQUI o site da Chery no Brasil.

A única coisa que espero, é que a Chery venha ao Brasil para SOMAR.

- SOMAR forças contra as montadoras instaladas no Brasil, que a cada dia produzem mais carros de plástico e que ao entrarem em uma estrada de terra só faltam desmanchar;
- SOMAR forças contra a alta abusiva nos preços dos carros nacionais, sem melhoria na qualidade, segurança, pagando altos preços por carros básicos.
- SOMAR aliança com os clientes, respeitando-os e fazendo com que os mesmos forcem as demais montadoras a baixarem seus preços.

Além do mais, a expressão "é cada um por si" foi reforçada ainda mais desde que as montadoras chinesas enxergaram o Brasil como um potencial mercado de negócios.

A JAC Motors também iniciou as vendas no Brasil neste último dia 18 de março.

São 4 modelos completos, por um preço realmente irresistível, e ainda mais - 6 ANOS de garantia!

Visite AQUI o site da JAC MOTORS.

Aproveitando o gancho acima sobre os impostos...
Outro ABSURDO é o preço do Etanol no Brasil!!!

Não somos auto-suficientes???

Daqui alguns dias teremos que boicotar as usinas e os postos de combustíveis.
É impossível continuar como está, e o preço sobe cada vez mais...enquanto nas usinas a produção só aumenta!

E com isso, aumenta-se o consumo de gasolina, aumentando também o preço deste combustível.

A diferença é que fora do Brasil a população "quebra o pau" quando aumentam 0,01 centavo no preço de qualquer produto ou imposto.
Vejam casos na França, Inglaterra, Espanha, Itália...dentre outros países.
E no Brasil todo mundo já acomodou e acostumou a não fazer nada para que o Governo pare de nos roubar!

Você sabe quanto custa para encher o tanque de um carro com gasolina na Venezuela???
R: Menos de R$ 1,00 real.

De acordo com estudos econômicos, em dezembro deste ano estaremos pagando quase R$ 4,00 no litro de gasolina comum!

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cervejaria Colorado aposta no aquecimento do mercado

A Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto - SP, acaba de anunciar a contratação do Mestre Cervejeiro João Becker, criador da cerveja de gengibre RugBeer O'Driscoll, de Belo Horizonte-MG.

A aposta da empresa no profissional é grande, tendo em vista a crescente demanda que busca cervejas realmente especiais e diferenciadas - perfil marcante da Cervejaria Colorado que tem em seu portfólio cervejas premiadas nacionalmente e internacionalmente, com aromas e sabores indiscutíveis.

Para os bons apreciadores das Premium, a Colorado oferece 5 tipos de cervejas.

A Cauim, que possui a Mandioca como um dos ingredientes de sua composição, levando em média 28 dias para fermentação.

A Appia, que é a mais consumida dentre as cervejas da Colorado, possui Mel de Laranjeira adicionado à sua composição, o que faz a cerveja ter seu sabor levemente adocicado.

Outra boa pedida é a Indica, a mais premiada dentre as marcas da Colorado.
Com teor alcoólico de 7%, tem seu sabor amargo como aspecto marcante, tornando-se um excelente acompanhamento para pratos como mariscos e carnes exóticas, cujo sabor é mais forte.

Demoiselle, esta é a cerveja que leva no nome um pouco da história de Santos Dumont.
Feita com maltes importados e que leva Café na sua composição, esta cerveja já recebeu medalha de ouro no European Beer Star de 2008 na categoria porter.

E por fim, a mais forte das Colorado.
A Ithaca - uma Imperial Stout de alta fermentação elaborada artesanalmente com grande quantidade de lúpulo e malte, e que leva rapadura queimada em sua composição.
Encorpada e de cor escura, a Ithaca harmoniza-se com queijos maturados, presunto cru e sobremesas caramelizadas.
Com 10,5% de teor alcoólico, é recomendado que seja consumida pouco fria, com temperatura entre 9ºC e 10ºC para uma melhor sensação de sabor, que mistura o doce e o amargo.

Sem dúvida, João Becker chega à Cervejaria Colorado com alguma "cerveja na manga", e pode ter certeza de que muitas novidades ainda virão por ai.

Coincidência ou não, escrevo esta matéria lembrando-me de janeiro de 2010, quando tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o diretor comercial Marcos Estellita, na sede da Cervejaria Colorado em Ribeirão Preto, em reunião para uma oportunidade.

Aproveito e deixo aqui um abraço aos senhores Marcos Estellita e Marcelo Carneiro, proprietário da cervejaria, que sempre estão atentos ao mercado e investindo seus esforços para cada vez mais fazer da Cervejaria Colorado uma referência em Cerveja Premium de qualidade.

Sucesso sempre!

Um grande abraço

ARTHUR SANTOS