terça-feira, 5 de abril de 2011

Formação de Preços: Markdown ou Markup?

Primeiramente, gostaria de agradecer aos leitores do BBM - Blog Brasil Management pelos e-mails com sugestões para as matérias.

Como são muitos e-mails, já estou selecionando alguns assuntos para a criação de artigos e posterior publicação.

Novamente, o meu Muito Obrigado aos leitores que colaboram com o BBM – Blog Brasil Management.

Dando início ao tema da matéria de hoje, Markdown e Markup são palavras constantemente utilizadas pelos departamentos de vendas, pricing, marketing, entre outras; mas muita gente ainda tem dúvidas sobre quando e como utilizar, e até mesmo sobre o que são estas palavras.

Apesar de terem funções semelhantes, as duas palavras são interpretadas de formas diferentes, sendo Markdown a margem sobre a venda, e Markup a margem sobre o custo.

Para entender a dinâmica para formação dos 2 tipos de preços de venda, vou exemplificar nos cálculos abaixo.

1) MARKUP

Um produto custa R$ 100,00 e você pretende aplicar a margem de 20%.

R$ 100,00 x 20% = R$ 120,00

Sendo assim, temos o preço de venda em R$ 120,00.

A margem que teremos neste caso será de R$ 20,00.

IMPORTANTE: Muita gente usa o Markup como única e exclusiva modalidade para a formação de preços, o que ao meu ver é uma forma totalmente errada.

Inclusive, digo que o Markup é uma forma errada de se formar preços e não aconselho a utilização, pois sobre essa margem de R$ 20,00 citada no exemplo anterior, incidem o CO (custo operacional), IV (impostos de venda) e ainda o LUCRO.

O IMPOSTO irá incidir sobre o PREÇO DE VENDA, não sobre o PREÇO DE CUSTO.

Aproveitando os dados do exemplo anterior, suponhamos que o seu imposto de venda seja de 13%:

R$ 120,00 x 13% = R$ 15,60 é imposto.

Sua MARGEM, conforme visto acima era de R$ 20,00, subtraindo os impostos, restam R$ 4,40 para você tirar o CO e seu LUCRO.


2) MARKDOWN

Precisamos entender primeiramente que quem dita o preço é o mercado, a lei da oferta e procura, e claro, a sua concorrência.

No Markdown seu preço de venda será determinado por uma série de fatores.

Além dos itens acima, ainda podemos citar o estoque atual, importância do produto para os consumidores ou Curva ABC, dentre outros diversos indicadores que nos permitem avaliar melhor a composição dos preços.

Por isso, é muito importante ter uma gestão de preços alinhada ao mercado, identificando tendências, aliado sempre ao Trade Marketing, identificando o perfil do shopper e as características de cada key-account, desenvolvendo um planejamento para cada conta.

O planejamento de Trade Marketing deve levar em consideração não só o Calendário Promocional, mas também critérios específicos de negociação e formas de atuação em cada conta, para elevar a rotatividade dos produtos nas gôndolas, gerar maiores pedidos, e conseguir negociar aquela famosa Verba de Fornecedor, para baixo.

Mas isso é história para outro momento quando iremos falar do Trade Marketing desde sua concepção, sua história, aplicação, métodos, formas de controle e avaliação de resultados.

Por isso é sempre bom reforçar!

FABRICANTES, invistam no treinamento da sua equipe e em agregação de serviços nos PDV’s.

Por enquanto este é um dos melhores meios para não se gastar milhares de reais com Verbas que irão compor o caixa de seu cliente, e ainda ter a oportunidade de fortalecer sua equipe com treinamentos constantes, deixando-os afinados com o mercado.

Espero ter contribuído para seu melhor entendimento sobre a composição dos preços de venda.

Como sempre estamos em constante aprendizado, espero sua contribuição para o tema.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

5 comentários:

Biblioteca do IFG - Campus Itumbiara disse...

Corrigir esta equação:
100,00 x 20% = R$ 120,00
-
Sugiro que substitua os "20%" pelo fator: (1+ taxa):
100,00 x 1,2 = R$ 120,00
-
Abraços e parabens pelo blog.

Arthur Santos disse...

Boa tarde Matheus,

Na verdade é x1,2

Mas a minha idéia na exposição da equação era de colocar já o resultado, ou seja, R$ 120,00 de preço de venda.

Aos olhos de muitas pessoas a equação está correta, e também diversas pessoas enxergam como você.

Mas boa colocação.
Interpretações diferentes podem gerar dúvidas.

Abs

ARTHUR SANTOS

TITO disse...

LEGAL... GOSTEI MTO DO BLOG.. MAS PARA MIM AINDA NAO FICOU CLARO O Q EH MARKDOWN

Marcelo Fernando S. Santos disse...

Arthur, ótimo blog! Agora, uma dúvida: quando fazemos "markup" o que costumamos fazer é o seguinte:

R$ 100 / 0,80 (diferença de 100% menos os 20% que eu quero de margem) = R$ 125

Fazendo a conta contrária (mark down)eu pego os R$ 125 e "tiro" a minha margem de 20%:

R$ 125 menos 20% de margem = R$ 100

O que eu entendi é que o ponto chave é que o R$ 100 são iguais tanto no markup quanto no markdown.

Estou correto no raciocínio?

Abraço!

Anônimo disse...

A aplicação está errada, não se calcula os impostos do total de 120,00 e sim ele entra no calculo da margem e não no preço de vendo.


PV= 100/1-0,2-0,13= 149,25

Lembrando que o Mark Up é um método de precificação baseado nos custos.