sábado, 9 de maio de 2009

Kraft Foods - Venda cai e lucro sobe


A companhia norte-americana de alimentos Kraft Foods divulgou ontem uma redução de 6,5% na receita líquida, comparada a mesmo período do ano anterior, para US$ 9,4 bilhões. O principal impacto veio do dólar mais forte, o que reduz o valor das vendas feitas fora dos Estados Unidos. A Páscoa, em abril, também influenciou o desempenho do primeiro trimestre, já que no ano passado a data caiu em março.

A receita orgânica, medida que exclui as flutuações de câmbio, aquisições e outros investimentos, teve um crescimento de 2,3%.

Os lucros tiveram alta de 10%, impulsionados pelo aumento nos preços, corte de custos e pelos consumidores que estão comendo em casa com maior frequência para economizar dinheiro.

Os lucros foram de US$ 662 milhões, ou US$ 0,45 por ação, comparado a US$ 601 milhões, ou US$ 0,38 por ação, um ano antes.

Além disso, visando economizar, os consumidores estão comprando produtos mais baratos, caso dos itens que representam uma margem maior para a Kraft, informou a maior companhia de alimentos da América do Norte. Entre as marcas da Kraft estão os biscoitos Oreo, os chocolates Milka e os sucos Tang.
Nos últimos anos a Kraft veio reduzindo os custos de produção, enquanto também ampliava os gastos em publicidade e desenvolvimento de produtos.

De acordo com a empresa, a margem de lucro subiu 2,9 pontos percentuais, para 13,5%, devido aos cortes de custo e a eliminação de linhas de produtos menos lucrativas durante o trimestre.
Para 2009, a Kraft espera um ganho de US$ 1,88 por ação, com uma receita orgânica 3% maior.
Este case ilustra e confirma muito bem o que eu sempre disse em alguns artigos anteriores: Não basta somente vender! É preciso saber vender!
Um grande abraço,
Arthur Santos

Nenhum comentário: