terça-feira, 5 de maio de 2009

AmBev é a primeira empresa do setor a instalar contadores de produção


Equipamento enviará diretamente à Receita Federal dados sobre o tipo de produto, de embalagem e marca comercial, além da quantidade produzida.

A AmBev foi a primeira empresa do setor de bebidas a instalar o contador de produção. As filiais Gama (Brasília) e Goiânia (Goiás) já estão com os equipamentos instalados e homologados pela Receita Federal. A partir de maio, estas unidades terão 100% de sua produção oficialmente controlada pelo novo sistema. Até junho, outras 11 unidades fabris da AmBev terão o equipamento e as demais 14 até o final do ano. O Sicobe (Sistema de Contagem de Bebidas) deverá ser instalado por todas as empresas de bebidas frias do país e homologado pelo Fisco ainda este ano. O equipamento transmitirá diretamente para a Receita Federal informações sobre o tipo de produto, de embalagem e a marca além da quantidade produzida.
A AmBev sempre apóia iniciativas governamentais para a adoção de mecanismos que coíbam a sonegação, ainda muito forte no setor. A companhia também foi a primeira a defender a instalação dos medidores de vazão e a instalar os equipamentos em todas as suas unidades.
Os medidores de vazão fornecem informações sobre o volume produzido em cada fábrica e foram responsáveis por um incremento real de quase 10% na arrecadação do IPI. A AmBev é uma das maiores pagadoras de impostos da iniciativa privada do Brasil - por ano a companhia recolhe aproximadamente R$ 10 bilhões.
O Sicobe será um importante mecanismo de combate a sonegação do setor. O Fisco confrontará os dados fornecidos pelos medidores de vazão e as informações dos contadores de produção com as notas fiscais emitidas pelas empresas.
A adoção do Sicobe faz parte das mudanças promovidas pela Lei 11.727/08, que alterou as regras para o recolhimento do IPI, do PIS e da COFINS. No sistema anterior a cobrança de tributos era feita por litro de cerveja ou refrigerante produzido e agora levará em conta também a embalagem, a marca e o preço da bebida, por meio de faixas de preços.
AmBev Brasília e GO - A Filial Gama da AmBev emprega 300 trabalhadores e é responsável pela produção das cervejas Skol, Brahma e Antarctica que abastece os mercados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A AmBev está presente em Goiás com três unidades de negócio: A Filial Goiânia, a Filial Anápolis e o Centro de Distribuição Direta (CDD) de Goiânia. As duas fábricas produzem as principais marcas da companhia, como as cervejas Skol, Brahma, Antarctica e Bohemia, além dos refrigerantes Guaraná Antarctica, Pepsi, Soda Limonada e Sukita. No Estado de Goiás, a companhia emprega 750 pessoas.
Perfil
A AmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina – presente em mais de 14 países das três américas. A companhia emprega mais de 35 mil pessoas – 23 mil só no Brasil – em suas 46 fábricas e nos 44 centros de distribuição direta. A AmBev possui um diversificado portfólio de cervejas e bebidas não-alcoólicas, com marcas como a própria Brahma e Antarctica, Skol, Bohemia, Guaraná Antarctica e inovações como a H2OH! e o Guarah!.
Como uma empresa ética, responsável e que acredita no crescimento sustentável, a AmBev adotou há mais de 15 anos o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que se tornou referência no uso racional de água, no consumo de energias limpas e no reaproveitamento de resíduos industriais. Outras frentes são o Programa AmBev de Consumo Responsável, que alerta para as consequências do consumo indevido do álcool, e o Programa Reciclagem Solidária, que oferece ferramentas, por meio da Recicloteca (www.recicloteca.org.br), para o desenvolvimento sustentável de cooperativas de recicladores em todo o País.

Um grande abraço,

Arthur Santos

Nenhum comentário: