sexta-feira, 1 de maio de 2009

CONSUMO: Tempo bom para o fast food


Entre os mercados que mais cresceram recentemente junto com a economia, poucos parecem ter exibido tanto vigor quanto o de franquias de alimentação. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franquias, no ano passado o número de redes de fast food chegou a 280 no país - o maior entre todas as redes de franquia. Essas cadeias faturaram 9 bilhões de reais em 2008 - 170% mais que há nove anos. Em grande parte, essa explosão foi nutrida pelo maior poder aquisitivo das camadas populares. Do outro lado do balcão, este parece ser um bom momento para planejar a abertura de novos pontos. Nos últimos meses, aumentaram os interessados no setor. Boa parte é formada por gente do mercado financeiro que perdeu o emprego, mas tinha um bom pé-de-meia. Outros são investidores que tiraram o dinheiro de aplicações financeiras. "O volume de pessoas em busca de assessoria para abrir uma franquia dobrou desde o início do ano", diz a consultora Cláudia Bittencourt. Outra consequência é a melhoria de nível dos interessados. Dois anos atrás, os executivos do grupo Cherto analisavam em média 220 candidatos até encontrar um qualificado para as redes que eles representam. Neste ano, um em cada 48 atinge as exigências. Por essas razões, empreendedores como os que figuram nas próximas páginas não suspenderam os planos de expansão para 2009.
Quem tiver dinheiro e souber aproveitar a onda irá lucrar bastante, e ainda, poderá virar empreendedor em um grande negócio que cresce cada dia mais no Brasil.

Um grande abraço,

Arthur Santos

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação

Um comentário:

Vanessa Cecconato disse...

Arthur, este seu artigo é bastante interessante, pois retrata bem a mudança nas classes econômicas do Brasil. O perfil dos consumidores está mudando radicalmente, aumentando o poder de compra das classes C, D e E. Também podemos salientar o crescimento das redes de Fast Food no que chamamos de opções. Ou seja, uma levada crescente de novas franquias com novos produtos, novos conceitos, e como é visível, não vemos só as grandes franquias como Mc Donald's, Habbib's, etc. Temos novos investidores no ramo que estão apostando em seu talento e em novos produtos. Um exemplo clássico é a rede de franquias Pizza Cone, que cresce considerávelmente no Brasil ano após ano.
Muito bom seu artigo. Parabéns.
Vanessa.