segunda-feira, 27 de abril de 2009

Schincariol tem prejuízo de R$ 132 milhões em 2008


A Schincariol publicou no início do mês, sem muito alarde, o seu balanço anual no Diário Oficial do estado de São Paulo. O provável motivo para tanta discrição estava na última linha da tabela de demonstrações financeiras: um prejuízo líquido de R$ 132 milhões em 2008. Mas ao contrário do que possa parecer, a empresa não perdeu vendas no ano passado. Em concordância com o que ocorreu com o setor de bebidas em geral, houve até crescimento."A participação de mercado em volume no final do período, medida pela Nielsen, cresceu nas categorias de cervejas (13,2%), refrigerantes (3,6%), sucos (8,2%) e foi reduzida em águas (9,3%)", diz o texto de abertura do balanço financeiro. Também houve crescimento de 7,4% da receita bruta e de 4,5% na receita líquida."Na prática, essa disparidade entre vendas líquidas e brutas mostra que a empresa teve que encolher sua margem de lucro na venda de seus produtos", explicou um analista de mercado. Esse encolhimento da margem, segundo o especialista, teria acontecido com o principal produto da Schincariol: as cervejas, que respondem por mais da metade do faturamento da empresa.A estratégia da companhia no ano passado foi a de trabalhar as marcas premium de seu portfólio - Devassa e Baden Baden, por exemplo. No entanto, um fator geográfico afetou os planos da empresa. "É fato que a maior parte das vendas da Schin se concentra no Nordeste. O problema é que não há como trabalhar marcas premium só pelo Nordeste.
Uma vez que a distribuição da Schin nos bares do Sul e Sudeste é fraca, a estratégia não 'colou' com o público dessa região, que são os formadores de opinião", afirmou um especialista.
Além disso, conforme relata o próprio balanço, houve queda de rentabilidade devido ao "crescimento das vendas em novos canais de distribuição."
A aparente contradição se explica: para conquistar espaço em bares que tradicionalmente vendem marcas concorrentes, é preciso pagar. "A empresa precisa oferecer alguma vantagem para o dono do ponto de venda para que ele troque de fornecedor. Isso gerou perdas para a empresa", explicou outro analista. Isso explica por que, mesmo focando em produtos mais caros, como as cervejas premium, a empresa precisou enxugar sua margem de lucro.A empresa também divulgou que acumulou perda financeira total de R$ 79 milhões. Desse montante, R$ 17 milhões foram causados especificamente por problemas cambiais, ou seja, "a desvalorização do real sobre insumos importados", segundo um comunicado enviado pela empresa ao Valor.
A Schincariol se limitou a explicar as perdas de R$ 29,3 milhões referentes ao resultado líquido do exercício antes da participação dos minoritários. Nesse caso, de acordo com a nota, "a integração de operações e de empresas adquiridas, a reestruturação da malha de distribuição e de revendas" foram as causas apontadas para o resultado negativo.


Vamos recuperar SCHINCARIOL!!!
Vamos diminuir as bonificações, aumentar a expressividade em eventos, lutar para manter os revendedores atuantes e rezar para que eles não mudem para a Itaipava logo logo.

Um grande abraço!

Arthur Santos


Fonte de auxílio: Valor Econômico

4 comentários:

Cassiana Nunes de Britto (Analista de RH - Friedman Consultoria) disse...

Ao meu ver, estes são apenas alguns dos fatores que estão fazendo a Schincariol declinar.
Além disso, existem as falhas de comando, que como você bem disse, vem com o excesso de bonificações, a ingerência, falta de postura e comando dos gestores.
O RH da empresa precisa se alertar que necessita de TALENTOS e não BONIFICADORES!

Cassiana

Anônimo disse...

A SCHIN ESTÁ A CADA DIA CAINDO MAIS, NÃO É POSSÍVEL QUE O ADRIANO NÃO VÊ. É O DONO DA EMPRESA MAS PARECE QUE VIVE COM OS OLHOS FECHADOS. A SCHIN PRECISA TOMAR MUITO CUIDADO COM O RH DOS DPs, OS "PROFISSIONAIS" NÃO ESTÃO CAPACITADOS PARA FAZER RECRUTAMENTO E MUITO MENOS SELEÇÃO. JÁ TIVE CONHECIMENTO DE VENDA DE VAGAS E ATÉ ENTREGA DE VAGAS NA ÁREA DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃO PARA PARENTES E AMIGOS. A SCHINCARIOL JÁ FOI MELHOR, ALIÁS MUITO MELHOR.

Anônimo disse...

Desde que o Sr. Nelson morreu, os filhos e sobrinhos que ficaram na presidência só querem saber de torrar o dinheiro do velho.
Basta passar na frente da empresa e ver o "bom gosto" dos meninos, nada menos que Ferrari, Porsche, Mercedes, BMW são compradas 0km todos os anos.
Tá na cara que eles querem vender logo a empresa, só que desse jeito, vai ser difícil achar quem queira comprar...

Anônimo disse...

Cassiana

Concordo com você em genero em grau