quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Be There" - Diageo reforça a marca Smirnoff em 2010



A Diageo fecha 2010 com o maior investimento em produção e comunicação de marca dos últimos tempos. A companhia não afirma valores, mas a verba destinada para sua marca Smirnoff em 2010 supera em 35% os investimentos realizados no ano passado.

Segundo alguns dados Nielsen, a Diageo faturou em 2009 R$ 1 bilhão e com um crescimento médio de 14% em volume nos últimos anos. O faturamento esperado em 2010, somente com a marca Smirnoff fica em R$ 560 milhões.

Hoje, somente a vodka no Brasil abraça 50,8% do mercado, sendo responsável por 30% do volume consumido em todo o país.

A Diageo iniciou no ano passado uma nova plataforma de comunicação - a "Be There", e em outubro deste ano iniciou a maior ação já realizada pela companhia, e que só no Brasil, consumiu 90% da verba de marketing.

A estratégia foi utilizar o Facebook para a "galera" dar sugestões sobre a vida noturna na sua cidade, estado ou país. Após isto, será feito o sorteio de uma festa à moda do lugar onde mora a pessoa que vencer a promoção.

Apesar de incluir todas as tradicionais mídias na divulgação dessa iniciativa, TV, rádio, jornal e revista , a marca tem o meio digital como principal ferramenta para atingir seu público-alvo.

Agora, quais serão as estratégias da Skyy Vodka e Absolut para barrar a popularização e crescimento da marca Smirnoff? E as demais marcas?

Abraços,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Futuro da Schincariol


Alguém se lembra de alguns artigos que escrevi aqui no blog sobre a Schincariol há quase 2 anos, em Janeiro de 2009?

Recapitulando: "A estratégia de R&S da empresa está falida! Vocês estão exigindo um perfil de profissional não condizente para as vagas; e mais, boatos de que hoje ocorrem "vendas" de vagas para parentes e amigos mais próximos nos DP's. Isso não é profissionalização da empresa. Profissionais de RH sem a mínima capacidade de fazer uma entrevista, quanto mais uma seleção! O RH está escolhendo por curso superior completo e não por competência, motivação e capacidade do profissional. Entre outros."

Até e-mail ao Adriano Schincariol, Gilberto Schincariol, Fernando Terni (Ex-Presidente), Marcel Sacco (Ex-Diretor de Marketing) eu havia enviado, mas não deram "bola" ao que eu tinha a dizer. Aliás, apenas o Marcel Sacco me respondeu o e-mail, dizendo que já estava tomando providências para corrigir as falhas, que agradecia minhas informações e concluiu dizendo que a Schincariol precisava de gente nova, mente aberta, com atitudes como as minhas, e que ficaria honrado se um dia eu eu viesse a fazer parte do Grupo.

Bom Marcel, falta de tentar não foi!
Eu era fascinado pela Schincariol e queria trabalhar na empresa a qualquer custo! Idolatrava a Schincariol como se fosse a melhor empresa do segmento de bebidas para se trabalhar e construir carreira.

Foram apenas 13 processos de seleção em 2008, e 2 processos no ano de 2009 (risos) em diversas regiões do Brasil e para vários cargos; e até hoje, 10 de dezembro de 2010, nem resposta do DHO eu recebi.

Desde 2008 vários cortes de pessoal foram feitos da presidência até a equipe de vendedores. Reestruturação? Não. Corte de custos, frente a crise mundial de 2008 e o péssimo desempenho da Schincariol nas vendas, diminuindo significamente a sua participação de mercado.

A Schincariol fecha 2010 com um saldo extremamente negativo, perdendo mercado para sua principal concorrente, a Petrópolis.

Dos antes 13,2% de participação em 2008, chega-se hoje aos 9,8%, participação mais baixa desde que José Nelson Schincariol deixou seu patrimônio aos herdeiros.
O santuário de lucro da empresa continua no nordeste, onde conta com mais de 30% de participação de mercado.

A estratégia de usar a Paris Hilton como "garota propaganda" da Devassa, gastando milhares de reais não deu certo. A participação da marca deverá ficar em 0,2%, dos esperados 1,5% de participação no mercado nacional.

Até equipe de vendas especiais para a marca Devassa foi criada, contratando 150 vendedores dedicados para dar atenção especial à marca; mas a estratégia não deu certo.
Erro de estratégia?
Pois a idéia é esta: Produto especial e com características de comercialização diferentes?
Equipes diferentes.

Ou será novamente o erro do R&S, famoso DHO (Departamento Humano Organizacional) dentro da Schincariol, contratando gente errada para a vaga errada?

Ao Adriano, como Presidente, acho que cabe avaliar mais de perto se os problemas estão realmente na frente de vendas, ou se os problemas estão no DHO, antes de ir demitindo toda a equipe de vendas e extinguindo cargos importantes na área.

Desde 2008 este foi o ponto chave de insucesso da Schincariol.
O DHO. "Nome até que bonito!"

Agora, o que esperar para 2011???

A AMBEV está vindo em 2011 com a Budweiser para o Brasil, a Heineken investindo pesado após ter adquirido a FEMSA, e a Petrópolis aumentando seu mercado cada dia mais, e com as mesmas marcas.
Podemos esperar uma Schincariol que irá continuar decaindo e perdendo mercado, ou mudanças radicais que alavanquem o motivacional e as vendas da empresa, sem precisar investir milhões em "princesas de porcelana" esperando resultados?

Confira mais informações sobre a Schincariol em matéria publicada na Revista Exame - Editora Abril, disponível nas bancas em 15/12/2010, e que já chegou para os assinantes.
Abraços,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Agora é a vez da invasão dos Bancos no Alemão



Após passar por uma "limpeza" feita pelas polícias e forças armadas nas últimas semanas, a comunidade do Alemão já começa a virar foco de investimento de empresas, Bancos públicos e privados.

Há cerca de seis meses o Banco Santander já possui uma agência no Morro do Alemão no Rio de Janeiro, que acaba de ser cogitado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a abertura de suas próximas agências, já no primeiro semestre de 2011.

O Santander conseguiu entrar na comunidade devido a um entrosamento com a associação de moradores, o desenvolvimento de atividades culturais e patrocínio da ONG AfroReggae.

O foco dos bancos ao instalarem suas agências no Alemão está em atingir a grande densidade populacional oferecendo poupança, micro-crédito e crédito pessoal para pessoas de baixa renda, que apesar de não terem uma condição de vida das melhores, poderão contar com serviços dos mais variados tipos.

Com o Santander por exemplo, a agência da comunidade possui a mesma qualidade de instalações feita em bairros nobres da cidade. Ou seja, não há discriminação ou preconceito pela agência estar situada em uma favela. E sim, respeito pelos seus moradores, adequando o Banco a necessidade de seus clientes.

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Heineken Touch - Marketing Sensorial



O momento agora é de inovação em embalagens.

Assim como a Coca-Cola, a Heineken também invade o hall de novidades em design e inovação de embalagem criando a sua nova lata.

Não é apenas uma lata comum, mas com acabamento em verniz e texturizada, promovendo uma sensação tátil na pessoa que segurá-la.

Com o slogan "Heineken Touch - Marcante em todos os sentidos", a empresa coloca a nova lata no mercado buscando agregar um novo valor ao seu produto.

A nova lata deverá chegar no Brasil em novembro deste ano, passando a fazer parte do seu portfólio de produtos.

Abraços,

ARTHUR SANTOS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Grife Gianfranco Ferrè lança garrafas estilizadas para Coca-Cola






Coca-Cola investe e inova no mercado de design de embalagens para atrair consumidores e posicionar marca no mercado competitivo europeu.

As novas garrafas, lançadas na Itália, levam a assinatura da grife do estilista Gianfranco Ferrè, falecido em 2007.

As garrafas são da Coca-Cola Light, produzidas em alumínio e em quatro diferentes texturas, que serão lançadas primeiramente na Europa e depois nos Estados Unidos.

Ainda não há previsão de distribuição no Brasil.

O design inovador e extremamente luxuoso das garrafinhas ficou por conta dos diretores da marca, e apesar de não terem sido desenvolvidas pelo próprio estilista, o design mantém os traços do mesmo.

Uma boa pedida para colecionadores!

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Kinea Investe Pesado na Holding Multi


A empresa de private equity do banco Itaú investe pesado na Holding que acaba de adquirir as cotas minoritárias.

Com um investimento de R$ 200 milhões de reais no Grupo Multi, dono das marcas Wizard, Skill, SOS, People, Alps, Microlins, Quatrum e Bit Company; a Kinea acaba de adquirir 100% do controle da Yazigi, escola de idiomas fundada em 1950 na cidade de São Paulo, que hoje conta com 420 unidades franqueadas, cerca de 4 mil colaboradores e ensina mais de 180 mil alunos nos cursos de inglês e espanhol.

Esta aquisição já é a quinta realizada pelo grupo em 2010 e a terceira no setor de idiomas nos últimos quatro anos.

Estima-se que o grupo deva encerrar o ano de 2010 com uma receita total de 2,3 bilhões de reais.

Resta saber agora se estas aquisições serão refletidas no ensino das escolas.
O Grupo Multi está interessado em aquisições, e até o momento não publicaram sobre a qualidade de ensino nas escolas do Grupo.

Lembrando que quando o grupo comprou a Skill, a qualidade de ensino caiu muito e a escola de idiomas perdeu mercado para grandes redes como CNA e até mesmo a Wizard, que é do próprio grupo.
Será falta de planejamento?
Apenas uma sede por aquisições?
Ou planejamento de curto prazo, gerando grandes receitas para a nova investidora Kinea, que detém minoria societária?

Abraços,

ARTHUR SANTOS





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Opção de negócios pela internet


A internet, ano após ano, vem se consolidando cada vez mais como um dos negócios mais lucrativos do mundo.
Veja hoje em dia a febre dos sites de compras conjuntas, que começa a explodir no Brasil.
E para quem quer atuar no mundo dos negócios, a melhor dica é vender pela internet.
Só que para começar a vender pela internet, é importante observar que não é apenas criar um site e colocar produtos ou serviços à disposição dos consumidores; existe muito por trás de uma simples venda pela internet.

Abaixo, listo algumas dicas para você que quer iniciar qualquer tipo de negócio pela internet.

1) Defina o foco do seu negócio:
A primeira etapa de qualquer negócio está em descobrir eventuais necessidades não atendidas, as quais possam se tornar lucrativas oportunidades de negócio. Enganam-se quem imagina que o nível de competição na web seja menor que em negócios não virtuais. Há muitos negócios promissores, principalmente aos pequenos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial. O segredo está no foco, evitando entrar em negócios dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

2) Seleção de produtos e serviços:
Encontrada a necessidade não atendida e o foco do negócio, é hora de definir o modelo de negócios, assim como os produtos e serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola. O estoque pode estar em local com menor custo por metro quadrado, um galpão em alguma periferia, ou até mesmo no próprio fornecedor.

3) Crie um nome e uma identidade para o seu negócio:
É hora de definir o nome e identidade de seu negócio – logotipo ou frase de efeito. Alguns critérios devem ser observados, tais como: fácil de ser lembrado, seja marcante, descreva o seu negócio e curto, de preferência. Vale salientar que seu nome é o mesmo utilizado em seu domínio, reforçando a identidade entre empresa e consumidor e facilitando sua busca na rede.
Uma vez definindo um nome para seu domínio e empresa, é necessário verificar se ninguém já o escolheu previamente, uma vez que não há domínios iguais. No site registro.br, pertencente ao NIC (2) basta digitar o nome desejado no canto superior esquerdo do site.

4) É hora de montar sua loja:
Assim como numa loja, seu site é a porta de entrada de sua empresa. Tome alguns cuidados básicos para impressionar seus clientes. Deixe visível também as informações de contato da empresa: e-mail e telefone. Há consumidores que ainda preferem este tipo de comunicação.
Outra sugestão para que seus clientes retornem a sua loja virtual é criar uma sessão com novidades, sejam produtos, serviços ou promoções temporárias. É importante explicar de que maneira as informações dos clientes – cadastro, número de cartão de crédito, conta bancária, histórico de compras – será preservado. Sites com muitas informações ou que exijam muitos cliques até o fechamento da venda também são inadequados. Evite também arquivos muito pesados, cujo download leve muito tempo para ser concluído.

5) Garanta uma compra segura para seus clientes, oferecendo o maior número de opções de pagamentos possíveis.
O site deverá possuir e informar aos compradores, sua política de privacidade, através da qual possa garantir aos usuários que os dados ora informados não serão utilizados nem enviados a terceiros de maneira indevida.

Seguindo estes passos, sem dúvida você estará no caminho certo para desenvolver um excelente trabalho pela internet.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS