quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Marketing - Foco no Cliente


Imagine que você levou um ano desenvolvendo um novo produto.

Para lançá-lo, promoveu um grande evento com formadores de opinião, celebridades, fez comercial na TV, rádio, jornal, revista, mobiliário urbano, criou um campanha de marketing direto, ambiente on-line para se relacionar com o consumidor, promoção e conseguiu fazer uma boa campanha viral.

Até aqui o script estaria perfeito não fosse por um detalhe cada vez mais fundamental nas estratégias de marketing: as ações de trade marketing.

O seu produto pode ser top of mind, mas se ele não estiver bem posicionado no ponto de venda, se não houver treinamento da força de vendas, parceria com varejista, ações de degustação, demonstração e merchandising na hora que ele for comprar, não adiantará nada ter feito todas aquelas ações do início do texto.

Simplesmente o seu produto não vai vender conforme você gostaria. Por isso, e por trazer retorno de curto prazo, a indústria está investindo cada vez mais neste tipo de ação.

Há quem reclame até que parte de seu orçamento esteja diminuindo porque o departamento comercial precisa de munição para negociar bons espaços no ponto de venda.

Hoje, um espaço de destaque num supermercado é tão ou mais disputado do que um horário nobre na TV.

Geralmente, a verba que as empresas reservam para trabalhar branding tem sido otimizada e a verba de trade marketing tem aumentado justamente para impactar o consumidor no momento da compra.
Por isso, quando for pensar em investir em marketing, não se esqueça de manter seu foco no Cliente.


Um grande abraço,


Arthur Santos


2 comentários:

Anônimo disse...

O foco no cliente se tornou a estratégia mais clara nas empresas nos últimos tempos. As empresas que não investem em infra-estrutura e tematização dos pontos de vendas estão correndo sérios riscos de perderem mercado fácil.
Está constatado que mais de 78% das compras são feitas no ponto de venda, de acordo com a "cara" do produto e, logicamente, da tematização do ponto de venda e seu preço.
As empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais acirrado, precisam investir mais no ponto de venda em busca de melhor imagem da sua empresa e seus produtos.
Parabéns pelo seu artigo.
Anderson

Anônimo disse...

Artigo bastante interessante, pois leva-nos a ter uma maior capacidade de percepção sobre o quão importante são os clientes e qual o nível de atenção devemos oferecer a eles.
Parabéns pelos seus artigos.
Eduarda.