terça-feira, 30 de novembro de 2010

Heineken Touch - Marketing Sensorial



O momento agora é de inovação em embalagens.

Assim como a Coca-Cola, a Heineken também invade o hall de novidades em design e inovação de embalagem criando a sua nova lata.

Não é apenas uma lata comum, mas com acabamento em verniz e texturizada, promovendo uma sensação tátil na pessoa que segurá-la.

Com o slogan "Heineken Touch - Marcante em todos os sentidos", a empresa coloca a nova lata no mercado buscando agregar um novo valor ao seu produto.

A nova lata deverá chegar no Brasil em novembro deste ano, passando a fazer parte do seu portfólio de produtos.

Abraços,

ARTHUR SANTOS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Grife Gianfranco Ferrè lança garrafas estilizadas para Coca-Cola






Coca-Cola investe e inova no mercado de design de embalagens para atrair consumidores e posicionar marca no mercado competitivo europeu.

As novas garrafas, lançadas na Itália, levam a assinatura da grife do estilista Gianfranco Ferrè, falecido em 2007.

As garrafas são da Coca-Cola Light, produzidas em alumínio e em quatro diferentes texturas, que serão lançadas primeiramente na Europa e depois nos Estados Unidos.

Ainda não há previsão de distribuição no Brasil.

O design inovador e extremamente luxuoso das garrafinhas ficou por conta dos diretores da marca, e apesar de não terem sido desenvolvidas pelo próprio estilista, o design mantém os traços do mesmo.

Uma boa pedida para colecionadores!

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Kinea Investe Pesado na Holding Multi


A empresa de private equity do banco Itaú investe pesado na Holding que acaba de adquirir as cotas minoritárias.

Com um investimento de R$ 200 milhões de reais no Grupo Multi, dono das marcas Wizard, Skill, SOS, People, Alps, Microlins, Quatrum e Bit Company; a Kinea acaba de adquirir 100% do controle da Yazigi, escola de idiomas fundada em 1950 na cidade de São Paulo, que hoje conta com 420 unidades franqueadas, cerca de 4 mil colaboradores e ensina mais de 180 mil alunos nos cursos de inglês e espanhol.

Esta aquisição já é a quinta realizada pelo grupo em 2010 e a terceira no setor de idiomas nos últimos quatro anos.

Estima-se que o grupo deva encerrar o ano de 2010 com uma receita total de 2,3 bilhões de reais.

Resta saber agora se estas aquisições serão refletidas no ensino das escolas.
O Grupo Multi está interessado em aquisições, e até o momento não publicaram sobre a qualidade de ensino nas escolas do Grupo.

Lembrando que quando o grupo comprou a Skill, a qualidade de ensino caiu muito e a escola de idiomas perdeu mercado para grandes redes como CNA e até mesmo a Wizard, que é do próprio grupo.
Será falta de planejamento?
Apenas uma sede por aquisições?
Ou planejamento de curto prazo, gerando grandes receitas para a nova investidora Kinea, que detém minoria societária?

Abraços,

ARTHUR SANTOS





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Opção de negócios pela internet


A internet, ano após ano, vem se consolidando cada vez mais como um dos negócios mais lucrativos do mundo.
Veja hoje em dia a febre dos sites de compras conjuntas, que começa a explodir no Brasil.
E para quem quer atuar no mundo dos negócios, a melhor dica é vender pela internet.
Só que para começar a vender pela internet, é importante observar que não é apenas criar um site e colocar produtos ou serviços à disposição dos consumidores; existe muito por trás de uma simples venda pela internet.

Abaixo, listo algumas dicas para você que quer iniciar qualquer tipo de negócio pela internet.

1) Defina o foco do seu negócio:
A primeira etapa de qualquer negócio está em descobrir eventuais necessidades não atendidas, as quais possam se tornar lucrativas oportunidades de negócio. Enganam-se quem imagina que o nível de competição na web seja menor que em negócios não virtuais. Há muitos negócios promissores, principalmente aos pequenos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial. O segredo está no foco, evitando entrar em negócios dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

2) Seleção de produtos e serviços:
Encontrada a necessidade não atendida e o foco do negócio, é hora de definir o modelo de negócios, assim como os produtos e serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola. O estoque pode estar em local com menor custo por metro quadrado, um galpão em alguma periferia, ou até mesmo no próprio fornecedor.

3) Crie um nome e uma identidade para o seu negócio:
É hora de definir o nome e identidade de seu negócio – logotipo ou frase de efeito. Alguns critérios devem ser observados, tais como: fácil de ser lembrado, seja marcante, descreva o seu negócio e curto, de preferência. Vale salientar que seu nome é o mesmo utilizado em seu domínio, reforçando a identidade entre empresa e consumidor e facilitando sua busca na rede.
Uma vez definindo um nome para seu domínio e empresa, é necessário verificar se ninguém já o escolheu previamente, uma vez que não há domínios iguais. No site registro.br, pertencente ao NIC (2) basta digitar o nome desejado no canto superior esquerdo do site.

4) É hora de montar sua loja:
Assim como numa loja, seu site é a porta de entrada de sua empresa. Tome alguns cuidados básicos para impressionar seus clientes. Deixe visível também as informações de contato da empresa: e-mail e telefone. Há consumidores que ainda preferem este tipo de comunicação.
Outra sugestão para que seus clientes retornem a sua loja virtual é criar uma sessão com novidades, sejam produtos, serviços ou promoções temporárias. É importante explicar de que maneira as informações dos clientes – cadastro, número de cartão de crédito, conta bancária, histórico de compras – será preservado. Sites com muitas informações ou que exijam muitos cliques até o fechamento da venda também são inadequados. Evite também arquivos muito pesados, cujo download leve muito tempo para ser concluído.

5) Garanta uma compra segura para seus clientes, oferecendo o maior número de opções de pagamentos possíveis.
O site deverá possuir e informar aos compradores, sua política de privacidade, através da qual possa garantir aos usuários que os dados ora informados não serão utilizados nem enviados a terceiros de maneira indevida.

Seguindo estes passos, sem dúvida você estará no caminho certo para desenvolver um excelente trabalho pela internet.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Café Pilão faz ação inovadora com "ambulantes"

O Café Pilão, da multinacional Sara Lee, promove ação inusitada para divulgar seu lançamento: Pilão Sabor de Verão, um café mais leve, saboroso e que promete ser a sensação durante a estação mais quente do ano.
Para promover conhecimento e experimentação do produto, que terá edição limitada, a agência NewStyle criou uma estratégia promocional com uma ação de grande visibilidade: um “arrastão de ambulantes”.

De forma inusitada, 85 promotores vão invadir ruas movimentadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos para distribuição de sampling e material explicativo sobre a novidade. O diferencial é que eles estarão caracterizados como “vendedores ambulantes”, carregando acessórios (cangas, isopores, óculos de sol) com a comunicação visual da marca. E, com bordões típicos dos vendedores praianos, os promotores vão ressaltar a leveza do novo Pilão Sabor de Verão.

Para complementar o plano, ocorrem, ainda, ações de sampling em pontos de venda, parques, cinemas, shopping centers, pedágios, praias, hotéis e pousadas. A partir do conceito “Leve, sem abrir mão do sabor”, a NewStyle desenvolveu todos os detalhes da campanha, do planejamento à execução das ações.

Com esse lançamento, a família de produtos Pilão chega a 14 produtos entre eles uma linha completa de cafés: solúveis, cappuccinos, orgânico, descafeinado, filtros e grãos para café espresso. Pilão é líder de vendas no Brasil e trouxe para o mercado o conceito de café com o sabor e o aroma que o brasileiro gosta. Após três décadas de história, Pilão se tornou a marca mais forte e de confiança do Brasil.

Um grande abraço,

Arthur Santos

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vinhos ganham apoio do Sebrae


Um sexto dos vinhos produzidos no Brasil vem das uvas colhidas na Metade Sul.
Para incrementar a produção e tornar o vinho da região mais competitivo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) começará a traçar as diretrizes do Projeto Vinhos do Pampa Gaúcho para a Metade Sul do Estado. O objetivo será agregar valor às uvas produzidas na região, estimulando que sejam encaminhadas à cadeia de produção do vinho.
"Nosso objetivo será fortificar as indústrias locais e estimular a criação de novas vinícolas de diferentes portes", explica Marcelo Lopes, superintendente do Sebrae-RS.
Para alcançar esta meta, o projeto deverá envolver treinamento aos fabricantes, trabalho de identificação de novos nichos de mercado em todo o País, organização de parcerias comerciais e suporte permanente. "Já promovemos o Polo de Fruticultura do Pampa Gaúcho, projeto que qualifica o cultivo de uvas; agora, trabalharemos na agregação de valor às frutas", lembra Lopes.
A produção de uvas é da ordem de 1,2 milhão de toneladas/ano no Brasil. Deste volume, cerca de 45% se destinam ao processamento para a elaboração de vinhos, sucos e outros derivados. O Rio Grande do Sul colhe entre 500 milhões e 600 milhões de quilos de uvas para processamento e cerca de 100 milhões de quilos para consumo direto por ano. Além disso, mais de 90% dos sucos e vinhos brasileiros partem de parreirais gaúchos. Em 2009, os produtores da Metade Sul colheram 1,5 mil toneladas de uvas, cerca de 15% a mais do que em 2008. Cerca de 200 destes agricultores são atendidos pelo Polo de Fruticultura do Sebrae.
A região, que se caracteriza pelo favorável clima seco no verão, que gera vinhos de alta qualidade e com custo de produção reduzido, possui 14 vinícolas de diferentes portes. As principais cidades produtoras são Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete e Rosário do Sul. A ideia do Projeto Vinhos do Pampa Gaúcho para a Metade Sul será apresentada e debatida junto a 60 produtores de uva e vinho, técnicos e representantes do setor no 1º Encontro de Vitivinicultura da Campanha e Fronteira-Oeste, que será realizado na sexta-feira em Santana do Livramento. Será a oportunidade para conhecer o posicionamento das vinícolas e iniciar a formalização do projeto, que deverá receber o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Emater-RS.
"Formataremos o projeto ainda neste ano, para que possa entrar no Plano Plurianual do Sebrae dos próximos três anos", explica Lopes. Após o debate com o setor e um diagnóstico técnico, será possível definir a meta de atendimentos, os cursos específicos e o investimento total. Outros projetos para a Metade Sul do Rio Grande do Sul concorrem com o dos vinhos em divisão de recursos e atenção dos técnicos do Sebrae, incluindo na área de bovinocultura, ovinocultura, produção de leite e comércio.
Para Rosana Wagner, proprietária da vinícola Cordilheira de Sant´Ana, com produção anual de 20 mil garrafas, um trabalho permanente do Sebrae junto ao setor seria bem-vindo especialmente se ajudasse a trabalhar a publicidade das empresas da região. Os gastos com divulgação em feiras e eventos pelo País são elevados para uma pequena empresa, diz ela - e o quadro é agravado pela dificuldade imposta pelos elevados tributos cobrados do setor e pela concorrência dos importados. "Temos uma capacidade de produzir até 100 mil garrafas anuais, mas as dificuldades de mercado nos fazem vender o excesso de uvas produzidas in natura", observa.
Se as condições melhorassem, explica, poderia agregar mais valor às uvas e melhorar os negócios. "Mas isso também depende de medidas governamentais para estimular o setor", ressalva.

Parabéns ao Sebrae por mais este incentivo, e também aos produtores de vinho do sul do Brasil!

Um grande abraço,

Arthur Santos

domingo, 28 de junho de 2009

Antarctica SUB ZERO


Após focar os lançamentos de cerveja no segmento premium, a AmBev decidiu inovar no segmento "mainstream", voltado para o público em geral, que concentra aproximadamente 95% do consumo desse tipo de bebida no País.

O objetivo da empresa com a nova marca é ganho de share com rentabilidade.

Em maio, a participação de mercado da AmBev em cervejas ficou em 68,3%, segundo dados Nielsen.

Um grande abraço,

Arthur Santos