sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Agora é a vez da invasão dos Bancos no Alemão



Após passar por uma "limpeza" feita pelas polícias e forças armadas nas últimas semanas, a comunidade do Alemão já começa a virar foco de investimento de empresas, Bancos públicos e privados.

Há cerca de seis meses o Banco Santander já possui uma agência no Morro do Alemão no Rio de Janeiro, que acaba de ser cogitado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a abertura de suas próximas agências, já no primeiro semestre de 2011.

O Santander conseguiu entrar na comunidade devido a um entrosamento com a associação de moradores, o desenvolvimento de atividades culturais e patrocínio da ONG AfroReggae.

O foco dos bancos ao instalarem suas agências no Alemão está em atingir a grande densidade populacional oferecendo poupança, micro-crédito e crédito pessoal para pessoas de baixa renda, que apesar de não terem uma condição de vida das melhores, poderão contar com serviços dos mais variados tipos.

Com o Santander por exemplo, a agência da comunidade possui a mesma qualidade de instalações feita em bairros nobres da cidade. Ou seja, não há discriminação ou preconceito pela agência estar situada em uma favela. E sim, respeito pelos seus moradores, adequando o Banco a necessidade de seus clientes.

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Heineken Touch - Marketing Sensorial



O momento agora é de inovação em embalagens.

Assim como a Coca-Cola, a Heineken também invade o hall de novidades em design e inovação de embalagem criando a sua nova lata.

Não é apenas uma lata comum, mas com acabamento em verniz e texturizada, promovendo uma sensação tátil na pessoa que segurá-la.

Com o slogan "Heineken Touch - Marcante em todos os sentidos", a empresa coloca a nova lata no mercado buscando agregar um novo valor ao seu produto.

A nova lata deverá chegar no Brasil em novembro deste ano, passando a fazer parte do seu portfólio de produtos.

Abraços,

ARTHUR SANTOS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Grife Gianfranco Ferrè lança garrafas estilizadas para Coca-Cola






Coca-Cola investe e inova no mercado de design de embalagens para atrair consumidores e posicionar marca no mercado competitivo europeu.

As novas garrafas, lançadas na Itália, levam a assinatura da grife do estilista Gianfranco Ferrè, falecido em 2007.

As garrafas são da Coca-Cola Light, produzidas em alumínio e em quatro diferentes texturas, que serão lançadas primeiramente na Europa e depois nos Estados Unidos.

Ainda não há previsão de distribuição no Brasil.

O design inovador e extremamente luxuoso das garrafinhas ficou por conta dos diretores da marca, e apesar de não terem sido desenvolvidas pelo próprio estilista, o design mantém os traços do mesmo.

Uma boa pedida para colecionadores!

Um grande abraço.

ARTHUR SANTOS


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Kinea Investe Pesado na Holding Multi


A empresa de private equity do banco Itaú investe pesado na Holding que acaba de adquirir as cotas minoritárias.

Com um investimento de R$ 200 milhões de reais no Grupo Multi, dono das marcas Wizard, Skill, SOS, People, Alps, Microlins, Quatrum e Bit Company; a Kinea acaba de adquirir 100% do controle da Yazigi, escola de idiomas fundada em 1950 na cidade de São Paulo, que hoje conta com 420 unidades franqueadas, cerca de 4 mil colaboradores e ensina mais de 180 mil alunos nos cursos de inglês e espanhol.

Esta aquisição já é a quinta realizada pelo grupo em 2010 e a terceira no setor de idiomas nos últimos quatro anos.

Estima-se que o grupo deva encerrar o ano de 2010 com uma receita total de 2,3 bilhões de reais.

Resta saber agora se estas aquisições serão refletidas no ensino das escolas.
O Grupo Multi está interessado em aquisições, e até o momento não publicaram sobre a qualidade de ensino nas escolas do Grupo.

Lembrando que quando o grupo comprou a Skill, a qualidade de ensino caiu muito e a escola de idiomas perdeu mercado para grandes redes como CNA e até mesmo a Wizard, que é do próprio grupo.
Será falta de planejamento?
Apenas uma sede por aquisições?
Ou planejamento de curto prazo, gerando grandes receitas para a nova investidora Kinea, que detém minoria societária?

Abraços,

ARTHUR SANTOS





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Opção de negócios pela internet


A internet, ano após ano, vem se consolidando cada vez mais como um dos negócios mais lucrativos do mundo.
Veja hoje em dia a febre dos sites de compras conjuntas, que começa a explodir no Brasil.
E para quem quer atuar no mundo dos negócios, a melhor dica é vender pela internet.
Só que para começar a vender pela internet, é importante observar que não é apenas criar um site e colocar produtos ou serviços à disposição dos consumidores; existe muito por trás de uma simples venda pela internet.

Abaixo, listo algumas dicas para você que quer iniciar qualquer tipo de negócio pela internet.

1) Defina o foco do seu negócio:
A primeira etapa de qualquer negócio está em descobrir eventuais necessidades não atendidas, as quais possam se tornar lucrativas oportunidades de negócio. Enganam-se quem imagina que o nível de competição na web seja menor que em negócios não virtuais. Há muitos negócios promissores, principalmente aos pequenos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial. O segredo está no foco, evitando entrar em negócios dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

2) Seleção de produtos e serviços:
Encontrada a necessidade não atendida e o foco do negócio, é hora de definir o modelo de negócios, assim como os produtos e serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola. O estoque pode estar em local com menor custo por metro quadrado, um galpão em alguma periferia, ou até mesmo no próprio fornecedor.

3) Crie um nome e uma identidade para o seu negócio:
É hora de definir o nome e identidade de seu negócio – logotipo ou frase de efeito. Alguns critérios devem ser observados, tais como: fácil de ser lembrado, seja marcante, descreva o seu negócio e curto, de preferência. Vale salientar que seu nome é o mesmo utilizado em seu domínio, reforçando a identidade entre empresa e consumidor e facilitando sua busca na rede.
Uma vez definindo um nome para seu domínio e empresa, é necessário verificar se ninguém já o escolheu previamente, uma vez que não há domínios iguais. No site registro.br, pertencente ao NIC (2) basta digitar o nome desejado no canto superior esquerdo do site.

4) É hora de montar sua loja:
Assim como numa loja, seu site é a porta de entrada de sua empresa. Tome alguns cuidados básicos para impressionar seus clientes. Deixe visível também as informações de contato da empresa: e-mail e telefone. Há consumidores que ainda preferem este tipo de comunicação.
Outra sugestão para que seus clientes retornem a sua loja virtual é criar uma sessão com novidades, sejam produtos, serviços ou promoções temporárias. É importante explicar de que maneira as informações dos clientes – cadastro, número de cartão de crédito, conta bancária, histórico de compras – será preservado. Sites com muitas informações ou que exijam muitos cliques até o fechamento da venda também são inadequados. Evite também arquivos muito pesados, cujo download leve muito tempo para ser concluído.

5) Garanta uma compra segura para seus clientes, oferecendo o maior número de opções de pagamentos possíveis.
O site deverá possuir e informar aos compradores, sua política de privacidade, através da qual possa garantir aos usuários que os dados ora informados não serão utilizados nem enviados a terceiros de maneira indevida.

Seguindo estes passos, sem dúvida você estará no caminho certo para desenvolver um excelente trabalho pela internet.

Um grande abraço,

ARTHUR SANTOS

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Café Pilão faz ação inovadora com "ambulantes"

O Café Pilão, da multinacional Sara Lee, promove ação inusitada para divulgar seu lançamento: Pilão Sabor de Verão, um café mais leve, saboroso e que promete ser a sensação durante a estação mais quente do ano.
Para promover conhecimento e experimentação do produto, que terá edição limitada, a agência NewStyle criou uma estratégia promocional com uma ação de grande visibilidade: um “arrastão de ambulantes”.

De forma inusitada, 85 promotores vão invadir ruas movimentadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos para distribuição de sampling e material explicativo sobre a novidade. O diferencial é que eles estarão caracterizados como “vendedores ambulantes”, carregando acessórios (cangas, isopores, óculos de sol) com a comunicação visual da marca. E, com bordões típicos dos vendedores praianos, os promotores vão ressaltar a leveza do novo Pilão Sabor de Verão.

Para complementar o plano, ocorrem, ainda, ações de sampling em pontos de venda, parques, cinemas, shopping centers, pedágios, praias, hotéis e pousadas. A partir do conceito “Leve, sem abrir mão do sabor”, a NewStyle desenvolveu todos os detalhes da campanha, do planejamento à execução das ações.

Com esse lançamento, a família de produtos Pilão chega a 14 produtos entre eles uma linha completa de cafés: solúveis, cappuccinos, orgânico, descafeinado, filtros e grãos para café espresso. Pilão é líder de vendas no Brasil e trouxe para o mercado o conceito de café com o sabor e o aroma que o brasileiro gosta. Após três décadas de história, Pilão se tornou a marca mais forte e de confiança do Brasil.

Um grande abraço,

Arthur Santos

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vinhos ganham apoio do Sebrae


Um sexto dos vinhos produzidos no Brasil vem das uvas colhidas na Metade Sul.
Para incrementar a produção e tornar o vinho da região mais competitivo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) começará a traçar as diretrizes do Projeto Vinhos do Pampa Gaúcho para a Metade Sul do Estado. O objetivo será agregar valor às uvas produzidas na região, estimulando que sejam encaminhadas à cadeia de produção do vinho.
"Nosso objetivo será fortificar as indústrias locais e estimular a criação de novas vinícolas de diferentes portes", explica Marcelo Lopes, superintendente do Sebrae-RS.
Para alcançar esta meta, o projeto deverá envolver treinamento aos fabricantes, trabalho de identificação de novos nichos de mercado em todo o País, organização de parcerias comerciais e suporte permanente. "Já promovemos o Polo de Fruticultura do Pampa Gaúcho, projeto que qualifica o cultivo de uvas; agora, trabalharemos na agregação de valor às frutas", lembra Lopes.
A produção de uvas é da ordem de 1,2 milhão de toneladas/ano no Brasil. Deste volume, cerca de 45% se destinam ao processamento para a elaboração de vinhos, sucos e outros derivados. O Rio Grande do Sul colhe entre 500 milhões e 600 milhões de quilos de uvas para processamento e cerca de 100 milhões de quilos para consumo direto por ano. Além disso, mais de 90% dos sucos e vinhos brasileiros partem de parreirais gaúchos. Em 2009, os produtores da Metade Sul colheram 1,5 mil toneladas de uvas, cerca de 15% a mais do que em 2008. Cerca de 200 destes agricultores são atendidos pelo Polo de Fruticultura do Sebrae.
A região, que se caracteriza pelo favorável clima seco no verão, que gera vinhos de alta qualidade e com custo de produção reduzido, possui 14 vinícolas de diferentes portes. As principais cidades produtoras são Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete e Rosário do Sul. A ideia do Projeto Vinhos do Pampa Gaúcho para a Metade Sul será apresentada e debatida junto a 60 produtores de uva e vinho, técnicos e representantes do setor no 1º Encontro de Vitivinicultura da Campanha e Fronteira-Oeste, que será realizado na sexta-feira em Santana do Livramento. Será a oportunidade para conhecer o posicionamento das vinícolas e iniciar a formalização do projeto, que deverá receber o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Emater-RS.
"Formataremos o projeto ainda neste ano, para que possa entrar no Plano Plurianual do Sebrae dos próximos três anos", explica Lopes. Após o debate com o setor e um diagnóstico técnico, será possível definir a meta de atendimentos, os cursos específicos e o investimento total. Outros projetos para a Metade Sul do Rio Grande do Sul concorrem com o dos vinhos em divisão de recursos e atenção dos técnicos do Sebrae, incluindo na área de bovinocultura, ovinocultura, produção de leite e comércio.
Para Rosana Wagner, proprietária da vinícola Cordilheira de Sant´Ana, com produção anual de 20 mil garrafas, um trabalho permanente do Sebrae junto ao setor seria bem-vindo especialmente se ajudasse a trabalhar a publicidade das empresas da região. Os gastos com divulgação em feiras e eventos pelo País são elevados para uma pequena empresa, diz ela - e o quadro é agravado pela dificuldade imposta pelos elevados tributos cobrados do setor e pela concorrência dos importados. "Temos uma capacidade de produzir até 100 mil garrafas anuais, mas as dificuldades de mercado nos fazem vender o excesso de uvas produzidas in natura", observa.
Se as condições melhorassem, explica, poderia agregar mais valor às uvas e melhorar os negócios. "Mas isso também depende de medidas governamentais para estimular o setor", ressalva.

Parabéns ao Sebrae por mais este incentivo, e também aos produtores de vinho do sul do Brasil!

Um grande abraço,

Arthur Santos